Com o início das tão esperadas férias escolares, muitos pais se perguntam como entreter e aproveitar ao máximo esse período com a criançada. A pausa nas atividades escolares oferece uma oportunidade única para explorar novas experiências, estimular a criatividade e promover momentos de diversão em família.
Entre essas famílias, há aquelas que têm uma tradição estabelecida: todos os anos, durante as férias, rumam ao litoral para desfrutar do sol, mar e areia. É isso que acontece com Daiane Cristina dos Santos, 37 anos, e Cleberson Ricardo Pereira da Silva, 42 anos, que já têm as férias do filho mais velho, Renan Pereira da Silva, de 12 anos, planejadas. “Temos um apartamento na Praia Grande, então sempre que o Renan entra de férias, vamos eu, o Cleberson e o Ruan (filho mais novo) para lá. Geralmente, ficamos um período de tempo significativo no litoral, para ele aproveitar mesmo.”
Segundo Cleberson, para Renan a praia é sinônimo de diversão e relaxamento. “A rotina da cidade é deixada para trás e eu sinto que quando chegamos no apartamento, o Renan liga uma chavinha e só se preocupa em torcer para que não chova, em descer para a piscina, aproveitar o mar e depois, no fim do dia, jogar vídeo-game.”
Além disso, eles não perdem a oportunidade de apreciar o pôr do sol. “O Ruan ainda não anda de bicicleta e nem vai para a escolinha, mas ele sempre tenta estar presente em tudo que o Renan faz, desde catar conchinhas na areia, a tentar dar um mergulho sozinho no mar. Tem que tomar cuidado!”, revela os pais.
Questionado sobre as férias, Renan conta do que mais gosta. “De nadar no mar. Às vezes, até tento pegar uma onda e surfar um pouco. Ah, e não posso esquecer dos sorvetes! Quando estamos na praia, sempre vamos a uma sorveteria muito boa. E também tem as tatuagens de henna. Uma vez, fiz um dragão nas costas”, relembra.
Também há aquelas famílias que optam por não viajar porque são mais caseiras. Nesse caso, o divertimento das crianças pode ficar por conta de desenhos, estímulo à leitura e oportunidade para praticar esportes.
Moradora do bairro Santa Gertrudes, Ana Paula Sousa Amorim Dorti, 40 anos, conta os planos que vem pensando junto com o filho, César Augusto Amorim Dorti, de 12 anos. “Vamos jogar bola no parque urbano perto de casa. Estamos pensando em dar uma volta no shopping e assistir algum filme também.”
Outra alternativa interessante que Ana sugere para César é a leitura. “Gosto de usar esse tempo que o César tem em casa, para fazê-lo visitar livrarias e incentivá-lo a escolher livros que desperte seu interesse”, comenta. Além da leitura para as férias, Ana recomenda os filmes “O Último Vagão”, “O Preço da Família” e “Estrelas Além do Tempo”. “São filmes muito bons para ver em família. Pretendo apresentar ao César nesses dias que ele estará em casa!”
SESC
O Sesc de Jundiaí preparou uma programação especial para as férias, com espetáculos e expressões que começam a partir de 12 de julho. São eles: Espetáculo Kazanki, Intimisterium e Uma série de surpresas.
Também haverá instalações e vivências no local. O Brejo de Misterinhos, Kombina com mistério, Raízes, Magias, Poções e Sabedoria, De olho no céu – Viagem pelos Mistérios do Universo, Os detetives do Espavô, entre outros, podem ser visitados a partir de 4 de julho.
PREFEITURA
No Mundo das Crianças, brincadeiras de rua são as atrações em julho. Nas duas primeiras semanas, muitas brincadeiras de rua serão realizadas no Parque Paca, como pega-pega, jogo da velha, bolinha de gude e corrida de papelão.
A partir do dia 18 de julho até o dia 27, também serão incluídas atividades esportivas na pista de skate e parkour, e nas quadras de basquete 3X3, futebol e vôlei de areia. As atividades serão realizadas simultaneamente em diversos espaços, sempre às 9h30 e às 15 horas.