Os candidatos a prefeito de Jundiaí Gustavo Martinelli (União Brasil), José Antonio Parimoschi (PL), Professor Higor Codarin (PSOL), Ricardo Bocalon (PSB) e Silas Feitosa (PRTB) participam na quarta-feira (28), às 22h30, do primeiro debate das eleições municipais de 2024, promovido pela Band Campinas. O evento tem apoio do Grupo JJ de Comunicação, com transmissão ao vivo em seus canais oficiais e cobertura completa.
A sabatina será mediada pelo jornalista Heitor Freddo, apresentador da Band Campinas. Em entrevista ao programa “Difusora 360”, na última sexta-feira (23), ele explicou que o debate será dividido em cinco blocos, nos quais serão distribuídos momentos tanto para os candidatos fazerem perguntas entre si e opinarem sobre temas já pré-definidos pelo programa quanto responderem questionamentos da população. Os temas serão sorteados pela plataforma IGMA (Índice de Gestão Municipal Águila), base para o Prêmio Band Cidades Excelentes que contempla as administrações municipais de excelência. “O debate é a marca da democracia. É o momento em que os candidatos têm não só a chance de se apresentarem aos seus eleitores, mas de confrontarem os seus concorrentes. Quem ganha é o eleitor que consegue fazer a comparação e entender o tom de cada uma dessas campanhas”, pontuou o apresentador.
A duração prevista é duas horas, com a seguinte divisão: no primeiro bloco, os candidatos farão perguntas entre si; no segundo, os candidatos responderão a perguntas formuladas pela população; no terceiro, os candidatos farão perguntas entre si, com temas escolhidos antecipadamente: trabalho e renda, habitação, educação, saúde, mobilidade urbana, segurança pública e habitação.
No quarto bloco, o assunto é livre. Os candidatos invertem a ordem do segundo bloco para fazer perguntas um ao outro. O quinto bloco é para as considerações finais.
A produção estipulou tempo de 30 segundos para a formulação da pergunta, um minuto para a resposta, 30 segundos para a réplica e 30 segundos para a tréplica. Nas considerações finais, cada candidato vai ter dois minutos.
Para Rodolfo Schneider, diretor-geral de conteúdo do Grupo Bandeirantes, os debates dão o tom para as campanhas eleitorais. “A gente consegue olhar o candidato e saber qual será a toada dele na campanha, onde ele vai mirar mais, o que ele vai falar mais, para onde ele vai fortalecer sua ideia em termos de ideias e propostas”, disse.
O debate será transmitido ao vivo no Portal Band Multi, e também no canal da Band Mais no YouTube, no BandPlay, na Rádio Bandeirantes e no canal da emissora.