Até o dia 11 de outubro, os agricultores de Jundiaí podem se inscrever no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) que tem como principal objetivo remunerar quem possui vegetação nativa em sua propriedade rural produtiva.
O Programa de PSA de Jundiaí remunera, com o pagamento em dinheiro, neste caso R$ 441,86 por hectare, o produtor rural efetivamente produtivo em duas situações, ou seja, para propriedades que possuam áreas com plantios de árvores visando a recomposição florestal e/ou para áreas que possuam fragmentos de florestas nativas a serem conservados dentro de suas propriedades.
A diretora de Agronegócio, da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Isabel Cristina Fialho Harder lembra que já são 96 propriedades beneficiadas e espera-se um aumento na adesão já que o número tende aumentar a cada nova abertura de edital.
“Atualmente temos 464,00 hectares beneficiados no Programa, sendo 32,00 ha de áreas em restauração ambiental e outras 432,00 ha de áreas com floresta nativa conservada. Além do incentivo econômico, que pode ser usado para as melhorais das produções e da propriedade, há o benefício ambiental que estende-se desde a proteção do solo com a prevenção da vegetação até a produção de água”, explica.
O PSA Jundiaí tem como objetivo a conservação dos ambientes naturais evitando a perda de vegetação nativa, a fragmentação de habitats, a instalação de processos erosivos e o assoreamento de corpos hídricos, visando, principalmente, a segurança hídrica com o aumento da disponibilidade e qualidade da água.
Com uma propriedade rural no Caxambu, Sandra Maria Vendramin começou a utilizar a verba do PSA em 2019 como auxílio para as despesas do sítio. Parte da área é utilizada para o plantio da goiaba e pitaya. “Usamos o dinheiro para algumas despesas do sítio. Como temos uma área pequena de plantio, o valor é proporcional, que dá pra custear alguns gastos, mas que nos ajuda nas despesas.”
Ajuda de custo
O pagamento é realizado anualmente, entre os meses de novembro/dezembro. O produtor, uma vez inscrito, sempre receberá seu pagamento, desde que o objeto deste benefício se mantenha inalterado. Vale reforçar que, somente podem aderir ao Programa de PSA propriedades produtivas em escala comercial. “Toda e qualquer alteração, tanto nos dados bancários, quanto no tamanho das áreas beneficiadas (para mais ou para menos), precisa ser informada à coordenação do Programa, sediada no Departamento de Agronegócio”, alerta a diretora.
As inscrições devem ser feitas diretamente na Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), localizada no 5 andar (Ala Norte) do Paço Municipal, na Av. da Liberdade, s/n°.
Mais informações pelos telefones 4589-8581 ou 4589-8692 Os documentos necessários para a inscrição, assim como as informações sobre o programa podem ser acessados pelo link https://abastecimento.jundiai.sp.gov.br/programas-do-departamento-de-agronegocio/psa.