Na última quarta-feira (9), o Estado de São Paulo firmou parceria com a Simest, companhia italiana que atua para aumentar as exportações e apoiar a internacionalização das empresas do país. O acordo, via InvestSP, visa ampliar as relações comerciais entre São Paulo e a Itália, com foco na atração de investimento estrangeiro para o estado e na criação de oportunidades de negócios para empresas paulistas no mercado italiano. Para Jundiaí, este tipo de parceria é positiva, pois pode abrir caminho para a Indústria local em novos mercados.
Além da Itália, agora, a InvestSP mantém representações na América do Norte, na Ásia e no Oriente Médio. Porém, no caso italiano, especificamente, Jundiaí também tem laços ancestrais. “Além de a Itália ser o segundo maior parceiro comercial de São Paulo na Europa, o estado tem milhões de descendentes de italianos, o que cria um laço cultural forte com o país. Tenho certeza que a parceria será decisiva para o aumento das exportações paulistas, o fechamento de novos negócios e a geração de emprego e renda em São Paulo”, afirma o presidente da InvestSP, Rui Gomes.
Mercado
Diretor de Comércio Exterior do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Jundiaí, Marcio Ribeiro Julio destaca a importância da cidade no estado. “Eu acho que é importante sempre salientar o papel de Jundiaí como centro logístico do Estado de São Paulo, dada a nossa localização geográfica. E eventos como esse servem para que as empresas, de lado a lado, apresentem as suas oportunidades de desenvolvimento.”
“Jundiaí, especificamente, atua muito na exportação de máquinas, aparelhos e insumos mecânicos, isso é uma boa parte da nossa pauta comercial, junto com produtos de perfumaria, máquinas e aparelhos elétricos, plásticos e borrachas. Então, com relação à região de Jundiaí, a Itália, hoje, não figura entre os maiores receptores de exportações brasileiras, e eu acho que eventos como esse podem acabar ajudando a que empresas italianas de médio e pequeno porte acabem conhecendo os produtos que nós temos aqui”, diz ele.
Para Márcio, esse tipo de parceria pode ajudar a impulsionar índices. “Com relação aos números de exportações de Jundiaí, a gente está num volume estável em comparação ao ano de 2023. Com relação às importações, houve uma pequena queda. Então qualquer tipo de evento como esse pode ajudar bastante a estimular o comércio entre os dois países de uma forma em que exponha os produtos, a qualidade dos produtos e tenha o envolvimento dos decisores, das empresas que realmente decidem pela compra.”
O especialista lembra que a infraestrutura da cidade faz com que haja destaque no cenário internacional. “Jundiaí, em termos logísticos, tem uma vantagem bastante importante com relação a outros mercados na América do Sul, então eu acredito que dessa maneira eventos como esse possam ajudar tanto com receptores, com importadores dos nossos produtos, como também na importação para Jundiaí de produtos e tecnologias que possam melhorar o nosso processo produtivo por aqui”, explica.