Ao longo do mês de outubro, acontece a 5ª edição do projeto Juventudes: Arte e Território. A ação realizada pelo Sesc São Paulo em 26 unidades na capital, Grande São Paulo, interior e litoral do estado, incentiva, discute e valoriza a potência das produções culturais das diversas juventudes.
Por meio de uma programação de exibições audiovisuais, shows, slams, saraus, batalhas de rimas, oficinas, debates e feiras, a ideia é compartilhar as histórias, vivências e como as diversas juventudes expandem os limites de seus territórios, não só geograficamente, mas também culturalmente.
É especialmente das periferias – locais, por vezes, estigmatizados e marginalizados, mas também cada vez mais reconhecidos como espaços de potente produção cultural – que surgem expressões e manifestações de resistência e reivindicação de pessoas jovens quanto ao seu lugar. A ação do Sesc dá palco e reverbera a voz dessas produções, que vão além do fazer artístico.
Criado em 2019, o Juventudes: Arte e Território vêm reunindo, ao longo de suas edições, jovens artistas como o cartunista Pedro Vinicio, que participou da edição on-line de 2020 e, atualmente, faz sucesso nas redes com desenhos que refletem o cotidiano; e o rapper e escritor Owerá, jovem Guarani que vive na Terra Indígena do Krukutu Guarani, situada no extremo sul da cidade de São Paulo, que passou pelo projeto em 2022, e realizou parcerias com nomes como Criolo e Alok.
Sesc Jundiaí
De 23 de outubro a 13 de novembro, às quartas, 19h, o Sesc Jundiaí promove batalhas de rima e o grafite no Rap na Praça. A cada encontro o público conhece um formato de batalha diferente, constrói suas próprias rimas e tem contato com a história do movimento hip-hop na cidade, com o produtor musical e artista MC Vagoz e o grafiteiro Ócio.
Juventudes
Desde sua criação, há 78 anos, o Sesc São Paulo tem atendido adolescentes e jovens em diversas atividades e programas, reconhecendo a importância desse público ao longo de sua trajetória. O programa Juventudes intensifica esse trabalho com estímulo à participação efetiva e ao protagonismo de pessoas com idades entre 13 e 29 anos, atuando com a finalidade de ampliar o repertório cultural, estimular a convivência, formar vínculos e respeitar as diferenças desses públicos.
O Arte e Território é uma das ações desenvolvidas pelo programa, que tem no acesso à cultura e ao lazer, garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelo Estatuto da Juventude, uma importante referência de atuação.
O Sesc Jundiaí fica na Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600, ao lado do Jardim Botânico.
Serviço
Vivência
Rap na Praça
A atividade envolve batalhas de rimas e grafite. A cada encontro o público conhece um formato de batalha diferente, constrói suas próprias rimas e tem contato com a história do movimento hip-hop na cidade. Com MC Vagoz e o grafiteiro Ócio.
De 23/10 a 13/11. Quartas, 19h às 21h.
Dia 13/11. Quarta, 19h às 21h30
Espaço de Tecnologias e Artes | Grátis
A partir de 13 anos
Juventudes: Arte e Território – 2024
www.sescsp.org.br/arteterritorio