Turnê com os corpos municipais de Teatro e Dança encanta as crianças e famílias

Em mais uma ação da Plataforma de Educação e Cultura, o mês de outubro tem contado com uma série de apresentações destinadas aos estudantes da rede municipal de ensino com os corpos artísticos municipais. Ao longo do mês, pelo Projeto Escola, a Cia. de Teatro de Jundiaí saiu em turnê para apresentar o seu espetáculo “Robin Hood” e a Cia. Jovem de Dança levou para os palcos da Sala Glória Rocha e do Teatro Polytheama o seu mais novo espetáculo, “Folia dos Bichos”.

A temporada com a Cia. de Teatro pelas escolas foi na Emeb Aparecida Merino Elias (Medeiros), onde o grupo estreou também seu novo elenco. Somente nessa escola, a plateia contou com 850 estudantes – das 30 turmas, desde o G4 até o 5º ano -, nas apresentações feitas na quadra na última quarta-feira (23).

Nas duas apresentações na Emeb do Medeiros, a quadra ficou lotada com uma plateia animada e curiosa


Na primeira fileira, Lara Viriato (quatro anos) e Otávio Martins (cinco anos), da turma do G4 B, o mais impressionante da apresentação foram os lançamentos de flechas. “Não segurei a risada quando o arqueiro lançou aquele monte de flechas”, comentou Otávio.

Já para a Manuela Luman, de 11 anos, do 5º ano, a parte preferida foi o final. “Eu gostei porque o bando do Robin Hood conseguiu garantir Justiça e Liberdade para o povo, assim que conseguiram prender a rainha.”

O mesmo valeu para a impressão do Arthur Paulo, também de 11 anos. “Valeu como uma aula, um teatro musical que ensinou muitas coisas, como quanto é importante buscar a Justiça, correr atrás dela, sem deixar que os outros façam isso por nós, pois assim ela não acontece.”

Ao final do espetáculo, durante a interação do elenco com as crianças, Otávio, Manuela, Arthur e Lara posaram até para fotos

Para a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, programações como esta reforçam as aprendizagens. “O aprimoramento dos conhecimentos culturais dos nossos meninos e meninas é um dos compromissos da gestão, assumidos pelo Currículo Jundiaiense e ao encontro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O contato com atividades culturais que vêm até a escola ou são acessadas com a ida a um equipamento cultural é uma experiência indelével na memória das crianças e contribuem com suas aprendizagens e repertório.”

Ao longo do mês, a companhia se apresenta também nas Emeb Comendador Hermenegildo Martinelli (Caxambu) e Professora Geralda Berthola Facca (Jardim do Lago), totalizando 1,8 mil espectadores atentos e curiosos.

Em sua estreia, “Folia dos Bichos” já foi apresentada nos palcos da Sala Glória Rocha, do Teatro Polytheama e em turnê em São Paulo

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, comentou a importância da iniciativa. “Mais uma vez os corpos artísticos municipais reforçam o compromisso da Prefeitura pela criação de público e fomento à Cultura, descentralizando as suas apresentações e possibilitando a frequência das crianças nos equipamentos culturais.”

Já a Cia. Jovem de Dança apresentou “Folia dos Bichos” em seis sessões na Sala Glória Rocha e quatro no Teatro Polytheama para grupos escolares, além de duas apresentações abertas ao público no final de semana do Dia das Crianças, totalizando 3.400 espectadores.

Ainda em outubro, a companhia jundiaiense realizou performances fora do Município. O grupo participou da Semana pra Dança 2024, em Campo Grande (MS), com a tríade “Hu.ga”, “Mulher Jovem com os olhos fechados, c.1890” e “Dança pra Lua”.

A Cia. Jovem também apresentou espetáculos no Centro Cultural São Paulo, na capital, com uma tríade das coreografias “Hu.ga”, “Aquilo que guardo” e “Dança pra Lua”, e “Folia dos Bichos”. As apresentações externas contabilizaram ainda público de 250 pessoas.

Ao final das apresentações, os bailarinos da Cia. Jovem também conduziram um bate papo com as crianças

Gostou da publicação? Compartilhe nas suas redes sociais!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Contato