A Festa da Uva de 2025 será especial, vai marcar a 40ª edição do evento mais tradicional de Jundiaí. Para tanto, vem sendo planejada há meses. Procedimentos, como a escolha da Corte da Uva já acontecem e, mesmo com a troca da gestão, o evento, que começa no fim de janeiro, está garantido.
Segundo a Prefeitura de Jundiaí, o planejamento para a 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos em 2025 segue dentro do cronograma das edições dos anos anteriores, acerca das definições de estrutura e contratações; e acrescenta que o tema irá integrar as pautas das Reuniões de Transição de Governo.
Para quem espera o ano todo pela festa, a expectativa é das melhores para a edição histórica, como afirma o presidente da Associação Agrícola de Jundiaí, René Tomasetto. “Os produtores já se prepararam para a colheita, com poda pensada para os dias da festa. Já sabemos a data e, como faz parte do calendário do município, não depende da associação ou do político que estiver na prefeitura. Vai acontecer. Só não sabemos por enquanto os valores de repasse do evento, mas não compete a nós, a equipe de transição deve tratar disso.”
Sobre a safra, que começa a ser colhida no fim de dezembro – fato que faz a Uva Niágara Rosada ser considerada fruta do Natal – e se estende pelos meses seguintes, René tem boas notícias. “Pela conversa com os agricultores na última reunião que fizemos, todos esperam uma boa safra. Até agora, o tempo correu bem, diferentemente do ano passado. E a safra é boa, mas os produtores fazem poda escalonada, então tem uma quadra boa e outra mais ou menos. Mas as uvas estão bonitas e os produtores otimistas. Assim como todo ano, no ano que vem vai ter aquela exposição maravilhosa das uvas e o cheiro de uva pelo pavilhão da festa.”
A Festa
A Festa da Uva 2025 já tem datas confirmadas, vai acontecer nos dias 23, 24, 25, 26 e 31 de janeiro e 1, 2, 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de fevereiro. Já a corte da uva terá eleição no dia 26 de novembro para as escolhas de rainha, primeira princesa e segunda princesa.
A primeira edição da Festa da Uva de Judniaí aconteceu em 1934, no antigo Mercado Municipal, onde hoje há o Centro das Artes, no Centro. Neste ano, a festividade completou 90 anos, mas o evento nem sempre foi anual, havendo intervalos entre as edições.