Os frequentadores dos parques e Jardim Botânicos de Jundiaí já podem apreciar a caminhada no final do dia com tranquilidade. Os locais receberam iluminação em LED. A melhoria faz parte de investimentos em iluminação, realizados pela Prefeitura de Jundiaí, a partir da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). Ao todo, foram 489 novas luminárias e refletores, que promovem maior claridade, conforto e segurança para os usuários dos Parques ‘Ângelo Costa’ (Engordadouro), Aziz Ab´Saber (Tulipas), Eloy Chaves (Eloy Chaves) e Jardim Botânico de Jundiaí (Jardim Botânico).
“Investir em espaços públicos é garantir a qualidade de vida para a população. Ao longo da gestão, duplicamos o número de parques e praças para que as pessoas possam praticar atividades físicas, ter momentos de lazer e proporcionar espaços seguros para as brincadeiras das crianças e dos pets. Com a iluminação em LED, além do conforto, garantimos a segurança para os usuários”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.
A troca de iluminação dos parques faz parte de obras de revitalização dos espaços, que agregam reformas, ampliações e jardinagem. Um dos primeiros a receber a nova iluminação, o parque Eloy Chaves, também ganhou novas pontes de madeira, quiosques, guarita, pergolado e academia ao ar livre. O investimento foi de R$ 1 milhão.
Já no Parque Botânico Prof. Aziz Ab’Saber, no Jardim das Tulipas, passou por revitalização das pontes de madeira, trocas de iluminação já concluídas e segue com ação para novo paisagismo entre outras melhorias na infraestrutura. O Parque do Engordadouro, denominado “Ângelo Costa”, tem obra em andamento em infraestrutura e já teve a conclusão da etapa de iluminação.
O mais recente a receber a melhoria na iluminação é o principal espaço verde localizado na região Central, o Jardim Botânico. Por lá, todas as luzes foram trocadas por LED, além de outras melhorias em zeladoria que estão em andamento.
Ao todo, Jundiaí tem mais de 10 mil luminárias LED instaladas por toda a cidade, entre vias e áreas públicas. A renovação de todo o parque abarca mais de 60 mil pontos e o processo foi iniciado ainda em 2022.
“A iluminação, além de garantir qualidade ao espaço, também amplia a sensação de segurança em espaços públicos. Os parques, praças e jardins compõem uma extensão das casas para as famílias, aproximam as crianças da natureza, oportunizam o lazer para todas as idades, valorizam a cidade e garantem qualidade de vida para as pessoas”, afirma o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.