O Centro de Detenção Provisória (CDP) Marco Antonio Alves Bezerra, de Jundiaí, inaugurou uma sala para advogados da OAB, uma biblioteca e uma sala multidisciplinar. A cerimônia de inauguração ocorreu na manhã da última sexta (5), no CDP e contou com a presença de diversas autoridades.
A biblioteca possui um acervo de cerca de dois mil exemplares entre literatura, poesia, autoajuda, profissionalizante e outras obras. As ações acontecem em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e com a 33ª Subseção OAB-Jundiaí.
A sala destinada aos advogados disponibilizará o suporte necessário para o desempenho profissional, segundo as prerrogativas legais previstas em estatuto. Ela recebeu o nome do advogado Aguinaldo de Bastos, que além da profissão do Direito, também era escritor. A filha dele, Estrela Maria de Bastos Straus esteve presente durante a cerimônia.
A sala multidisciplinar e a biblioteca fazem parte dos projetos de ampliação para aprimorar as ações relacionadas à leitura, treinamentos e outras atividades voltada para a reinserção da pessoa privada de liberdade.
Nesse sentido, vale ressaltar que a unidade possui diversos projetos focados em reinserir o reeducando na sociedade. Logo, a sala multidisciplinar vem com o intuito de agregar dando um suporte maior ao custodiado.
Os projetos Pedalar, Formiguinha, Voz da Consciência e Projeto Aconchego são resultados de diversas parcerias com órgãos públicos e privados.
Durante os pronunciamentos, o diretor do CDP, Alexandre Apolinário, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância das parcerias para a unidade prisional.
“As instituições parcerias contribuem em muito para com o ideal de ressocialização da Secretaria da Administração Penitenciária. Os resultados são vistos pelo baixo índice de reincidência e por ser um ambiente penal que não apresenta perigo para o município”, diz Apolinário.
Estiveram presentes na cerimônia Gilberto Leme Marcos Garcia (Desembargador), Jean Ulisses Campos Carlucci (Coordenador das Unidades Prisionais da Região Central – CRC), Luciana Rigone (Juíza do Deecrim), Jeferson Torelli (Juiz da Vara da Infância), Eunice Rosa Godinho (Superintendente da Funap).