Na última quarta-feira (21) aconteceu a eleição de representantes da sociedade civil para definir a composição do Conselho Municipal da Juventude de Jundiaí (Comjuve) para o biênio entre 2024 e 2026. A eleição aconteceu no auditório do Paço Municipal e definiu os 10 conselheiros da formação do Comjuve, que existe desde 2003.
Esta é a primeira composição do conselho baseada na legislação 10.179 – que permite a participação dos jovens entre 15 e 29 anos, residentes em Jundiaí e sem vínculos com organizações da sociedade civil. Esses jovens têm entre suas atribuições formular e propor diretrizes e ações governamentais voltadas à juventude, estimular a participação dos jovens em organismos públicos, fiscalizar e exigir o cumprimento das legislações e direitos dos jovens, entre outras iniciativas.
Ao todo, foram 10 conselheiros eleitos, divididos entre representantes do Poder Público e da Sociedade Civil. Representantes da cidade:
- Lia Gonçalves (titular)
- Vinicius Vital de Souza (titular)
- Gabriel Henrique da Silva (titular)
- Pedro Rigoni Cruz (titular)
- Caio Eduardo Nascimento Schimit (suplente)
- Vinicius Palamarczuk Rocha (suplente)
- Leonardo Henrique Neves (suplente)
Sociedade civil organizada (ainda indicará nomes de suplentes):
- Maria Roseli Maestrello – ATEAL
- Marina Carioni Caetano Martins – Guardinha
- Claudio Peres – Grupo Escoteiro Curuqui 142
“Os jovens do Comjue terão como desafios implementar novas ações para atração da classe para tratar sobre políticas públicas. São temas importantes que estão relacionados diretamente com o dia-a-dia deles, observando sua dinâmica de vida no município. A Assessoria de Políticas para a Juventude, integrante do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas, da Casa Civil de Jundiaí, tem a responsabilidade na articulação das iniciativas para os jovens”, comenta a assessora, Letícia Branco.