“Ficou muito lindo tudo isto aqui. Eu adorei. Espero que todos gostem e conservem”, diz empolgada a aposentada Margarete de Oliveira Franco, de 77 anos, moradora do Jardim Caçula, uma das primeiras a chegar na manhã deste domingo (22) à Clínica da Família ‘Armando Luiz de Lucca’, para a visita ao complexo formado também pelo Pronto Atendimento Ary Fossen.
Assim como ela, dezenas de pessoas que compareçam para visitar os serviços ficaram encantados com o equipamento que começa a funcionar nesta segunda (23) para os moradores da região Leste.
Com investimento de R$ 15 milhões, a Clínica da Família ‘Armando Luiz de Lucca’ e o Pronto-Atendimento “Ary Fossen”, na Ponte São João, formam o terceiro maior equipamento de saúde de Jundiaí.
A visitação contou com as presenças do prefeito Luiz Fernando Machado, do gestor da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS), Tiago Texera e do superintendente do Hospital São Vicente, Matheus Gomes.
O complexo passa a oferecer exames de diagnóstico como raio-x e ultrassom, eletrocardiograma, análises laboratoriais, consultas com clínico, pediatra e ortopedista no serviço de urgência, alem de atendimento completo em Atenção Básica com equipes multiprofissionais. Além disso, o antigo prédio da UBS Vila Aparecida, passa a atuar como Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) descentralizado, ampliando em 20% o atendimento.
O prefeito Luiz Fernando conheceu os espaços dos dois equipamentos detalhadamente. “Este prédio é uma reivindicação dos moradores da região que entregamos com dois serviços completos de saúde. A construção é apenas a primeira etapa. O custeio é maior e permanente. Posso dizer, com toda certeza, que este complexo é um dos mais importantes equipamentos de saúde de toda a região”, comentou.
O superintendente do São Vicente reforçou que trata-se de um complexo pré-hospitalar que irá proporcionar agilidade no atendimento e melhoria na qualidade do serviço público prestado ao cidadão. “O equipamento amplia o acesso da população aos nossos serviços e reforça a descentralização, beneficiando comunidades mais afastadas da região central e garantindo que o tempo de resposta em situações de emergência seja reduzido, o que pode ser crucial para salvar vidas”, ressaltou Matheus Gomes.
Saúde como foco
Cada detalhe dos prédios entregues não passaram despercebidos pela população, que enfrentou o sol forte para conhecer o espaço. Para quem irá utilizar os serviços, a espera valeu a pena. As amigas Claudete Ferreira, de 77 anos e Sônia Maria de Castro, de 82 anos, reforçam a importância de um lugar agradável, para as questões de saúde. “Vamos usar muito aqui, por isso fizemos questão de conhecer. Ficou perfeito”, disse Claudete.
O equipamento tem dois pavimentos, totalizando 2774,87m² de construção. O complexo de saúde da Ponte ofertará assistência completa em Atenção Básica e Urgência e Emergência para a região Leste com cerca de 100 mil vidas. O modelo será semelhante à Clínica da Família e PA da Hortolândia (entregue em setembro de 2022) e à Clínica da Família Novo Horizonte (entregue em 2018 e premiada nacionalmente em 2019), com atendimento resolutivo na porta de casa da população.
O PA denominado Prefeito Ary Fossen fica no térreo, com entrada pela avenida Luiz Zorzetti, 650. Além da oferta de clínica médica, pediatria e ortopedia, o serviço conta com equipamentos de raio-X e ultrassonografia, exames laboratoriais e 21 leitos para internação. O serviç20 é operacionalizado pelo Hospital São Vicente. O atendimento à população será das 7h às 19h, todos os dias. Já o setor de internação, que dará retaguarda para o HSV, funcionará 24h.
Já a Clínica da Família tem entrada pela avenida Doutor Antenor Soares Gandra, 391. O serviço fará o atendimento da população referenciada do território da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Aparecida, o que significa atendimento para 17.300 pessoas já cadastradas.
“Sem sombra de dúvidas estamos falando em mais um serviço de saúde ofertado com excelência. Jundiaí já é modelo na área de saúde pelo SUS e tenho certeza que este aqui fará a diferença, assim como o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) que já está pronto para atender a população”, comenta Texera.
Estrutura
Baseado na Estratégia de Saúde da Família (ESF), a CF Ponte São João conta com equipe multidisciplinar, ou seja, médicos, enfermeiros, odontólogos, agentes comunitários de saúde, psicólogos. O atendimento será das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A exemplo dos outros serviços de Atenção Básica, também haverá a oferta de teleinterconsulta com mais de 10 especialidades Acesso Avançado, garantindo em até 48 horas o atendimento pela equipe de saúde sem a necessidade de agendamento. A previsão é que 10 mil pessoas sejam atendidas no PA por mês e 5 mil na Clínica da Família, com custo estimado de R$ 2 milhões por mês.
O CEO Vila Aparecida também foi visitado nesta manhã de domingo e passa a funcionar a partir desta segunda. Contará com duas cadeiras odontológicas, que ampliarão em 20% os atendimentos odontológicos para as regiões Noroeste, Leste e Norte, em especial a Vila Aparecida, Tamoio, Tarumã, Jundiaí-Mirim e São Camilo. Serão ofertadas quatro especialidades, sendo endodontia, estomatologia, periodontia e cirurgia.