No dia 21 de dezembro, às 20h, a Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), apresenta seu concerto de Natal na Catedral Nossa Senhora do Desterro. A apresentação encerra o ano do grupo e contará com convidados.
O Concerto de Natal que inclui uma Pastoral tem origem em um antigo costume folclórico italiano; durante a Novena, os camponeses tocavam instrumentos musicais, dirigiam-se às cidades e reconstituíam a adoração do menino Jesus pelos pastores.
Para esse concerto a OSMJ se apresenta com seu corpo de cordas. No programa, constam R. Vaughan-Williams, J. S. Bach, P. Warlock, J. Leavitt e apresentações de solistas Gerson Abreu, Marcos Scheffel, G. Torelli, Robinho Carmo e Paulo Lucas. O espetáculo terá ainda a participação do cravista convidado, Alessandro Santoro.
O Concerto Grosso de Vaugham-Williams foi escrito para orquestra de cordas dividida em três sessões. A OSMJ tocará duas sessões. Já a primeira versão do concerto para Oboé e violino de Bach que a OSMJ apresenta nesse programa foi reconstruída a partir de uma versão que Bach escreveu para 2 cravos. Reutilizar músicas de sua própria autoria ou mesmo de outros compositores com instrumentações diferentes era uma prática da época.
“Para mim, o período que antecede o Natal é sempre um momento muito especial, traz lembranças de muito carinho, muita delicadeza e muita música. Tenho um prazer imenso em poder levar um pouco desse sentimento para o público”, comenta a regente Claudia Feres.
A apresentação é aberta ao público, e acontecerá na Catedral Nossa Senhora do Desterro, localizada na praça Governador Pedro de Toledo, no Centro, às 20h.