A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), está realizando a fiscalização reforçada nas ações desenvolvidas pelas concessionárias de ônibus para combater insetos, principalmente, baratas.
Com o compromisso de realizar a limpeza e higienização dos veículos, previsto em contrato de concessão, as empresas têm feito testes de produtos e métodos específicos para acabar com o problema, sendo tudo monitorado pelas equipes da UGMT, além de acompanhamento de um biólogo.
Diante de demandas feitas, recentemente, pelos usuários do transporte coletivo, por meio do canal de comunicação da Prefeitura 156, a UGMT identificou quais linhas são apontadas com mais casos de aparecimento de baratas, e ampliou o monitoramento e estudos técnicos. Nesse sentido, há cerca de 20 dias, foi constatada a eficiência de um desses produtos, em gel, que quando aplicado nesses veículos, tem eliminado baratas
Os veículos são lavados e higienizados diariamente tanto por dentro quanto por fora, e para evitar aparecimento de insetos, a dedetização que era realizada a cada três meses passou a ser mensal, e com a aplicação de novo produto em gel, para o controle de insetos, que já é perceptível.
Apesar da ampliação nas medidas e no monitoramento é importante que a população colabore com a limpeza, evitando o descarte irregular de lixo. Em vistorias aos veículos, os técnicos da UGMT e das concessionárias já encontraram restos de comida nos bancos e no chão, além de saquinhos de suco e salgados.