As policias Militar e Civil farão uma grande operação nesta quinta-feira (20), nas escolas estaduais, municipais e particulares de Jundiaí e região – assim como em todo o estado de São Paulo -, para garantir a segurança dos alunos durante todo o dia de aulas.
A medida foi anunciada pelo governo estadual, para impedir possíveis ataques nas unidades escolares, após as forças policiais detectarem ameaças em redes sociais, em alusão ao ‘aniversário’ de um atentado ocorrido em um colégio americano no dia 20 de abril.
Inicialmente apenas a PM seria envolvida na operação, conforme anunciado no último dia 13. No entanto, o Jornal de Jundiaí apurou que a Polícia Civil também foi convocada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) a participar.
“Nós também agora fomos convocados a, bem cedo, já estarmos com as viaturas nas escolas e também com atenção especial nas delegacias. Será uma grande operação para garantir a segurança de todos”, disse um policial civil ao JJ.
Na semana passada, inclusive, um homem de 18 anos foi preso – mediante mandado de preventiva autorizada pela Justiça – em São Paulo, por divulgar ameaças do gênero na internet. Nos últimos dias, também, pais de alunos entraram em contato com a redação do JJ, relatando estarem com medo, após terem conhecimento das ameaças referentes ao dia 20.
Não foram divulgados detalhes de como será a operação, que prevê uma série de ações, além de policiais em todas as escolas e proximidades. Todo o efetivo militar, inclusive adminstrativo, está convocado para a ação.
“Os pais não precisam se preocupar. Já estamos monitorando todas essas correntes. Nós vamos operar fortemente, vamos ter um reforço no policiamento no dia 20 e nós não vamos permitir. Nós vamos garantir a segurança. São pessoas que estão tentando impor o terrorismo, impor a violência”, assegurou o governador Tarcísio de Freitas, que completou. “Nós vamos estar prontos para fazer esse enfrentamento, para coibir. Não vamos permitir que a violência chegue perto das nossas escolas, vamos estar muito preparados para isso. Quero falar para os pais: fiquem tranquilos. Professores, fiquem tranquilos”.
CONSELHO DE CLASSE
A reportagem apurou que, nesta quinta-feira, as escolas estaduais não terão aulas, devendo receber alguns poucos alunos para alguma atividade extra.
Estarão nas escolas apenas professores e diretores, para a realização do conselho de classe, de forma que a operação será atuante da mesma maneira.
Com relação a escolas municipais e particulares, onde as aulas ocorrerão normalmente, as forças policiais também estarão presentes.