(Por Yasmim Dorti)
Considerada como a principal data comemorativa e a segunda melhor em termos de faturamento pelos varejistas, o Dia das Mães já movimenta o comércio. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL), 79% dos consumidores pretendem presentear suas mães, conforme levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise. Em média, os consumidores pretendem comprar 2 presentes na data, com um ticket médio de R$ 260.
A pesquisa ainda revela que os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados ou acessórios (46%), perfumes (42%), cosméticos (23%) e chocolates (23%). As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores: 72% afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes presencialmente, sobretudo nos shopping centers (31%) e em lojas de rua (18%). A internet aparece como local de compra de 40% dos consumidores, principalmente nos sites e lojas virtuais (36%).
“O Dia das Mães é considerado o Natal do primeiro semestre, por isso o varejo aguarda com muita expectativa a movimentação no comércio. É o momento de as lojas investirem em promoções, opções de presentes, facilidades no pagamento, criar parcerias. Apesar do avanço no comércio eletrônico, o brasileiro ainda valoriza muito a compra presencial, a experiência de ir à loja e escolher o produto. O comércio deve sim investir no atendimento on-line, mas o atendimento físico se mantém muito forte no país”, afirma Edison Maltoni, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL).
ACE
Uma pesquisa realizada pela Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí revela que as vendas no período serão até 4,65% melhores do que foram em 2022.
A pesquisa foi realizada no período de 26 de abril a 2 de maio e 420 consumidores foram ouvidos no Centro e outros bairros da cidade. Deste total, 66,19% das pessoas declararam que já compraram ou ainda vão comprar presentes para o Dia das Mães, ou seja, cerca de 7 a cada 10 pessoas.
“É um número animador para o comércio, representa um aumento de 11,94% na intenção de compra do consumidor em comparação a 2022 (54,25%)”, afirma o presidente da ACE, Mark William Ormenese Monteiro. “Isso pode ser o reflexo da inflação menor do que a do ano passado”, ressalta.
Assim como ocorreu em 2022, os presentes mais citados pelos entrevistados na pesquisa da ACE foram roupas (33,57%) e calçados/produtos de beleza e saúde (18,93%). Entre as pessoas entrevistadas na pesquisa, que declaram a intenção de compra, 36% declaram que pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 200, e 22% dos consumidores têm a intenção de gastar até R$ 100. Este, segundo o presidente, é um ponto de atenção para o comerciante. “O lojista deve apostar em produtos de ticket médio menor e, se facilitar o pagamento, tem a chance de aumentar este valor no fechamento da compra.”
PÚBLICO
Com a data chegando, a população já começou a se programar para comprar os presentes para as suas mães. A estudante de pedagogia Vitória Peron, de 22 anos, já está pensando no que vai dar de presente para a sua mãe. “Eu pretendo comprar alguma roupa para ela, ou perguntar o que ela quer e dar em dinheiro, como eu já fiz algumas vezes. Pretendo gastar entre R$ 200 e R$ 300”, contou Vitória.
Em contraponto, a divulgadora Patrícia Alves da Silva, de 35 anos, ainda não sabe o que dar de presente para sua mãe. “Pretendo comprar, mas ainda não tenho nada em vista. Quero gastar o mínimo possível porque as coisas estão muito caras, seria mais uma lembrança para não passar em branco. Talvez um buquê de rosas ou um um vaso que seja”, explicou.