Considerada como patrimônio cultural imaterial da humanidade, a Capoeira mistura esporte, luta, dança, música e brincadeira. De presença marcante na cultura popular brasileira, a prática ganhou destaque no calendário comemorativo nacional. A data fixada para celebrar o Dia da Capoeira é o dia 3 de agosto.
Em Jundiaí, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), programou para sábado, dia 05 de agosto, a partir das 14h, na Praça do Por do Sol, no Parque da Cidade uma apresentação inédita em Jundiaí: oito grupos de capoeira da cidade, que atuam no cenário há mais de 30 anos, juntos para comemorar a data.
Na oportunidade, os participantes vão apresentar diferentes formas de se jogar a capoeira, como na roda de Angola, roda Regional, Luna e São Bento grande.
Símbolo de combate e resistência, a capoeira faz parte da identidade cultural brasileira, sendo reconhecida mundialmente como prática que une o esporte e a arte. Capoeira enquanto expressão artística brasileira que mistura esporte, luta, filosofia, dança e musicalidade.
O Parque da Cidade está localizado na rodovia João Cereser, km 66. A entrada é gratuita.