Óleos essenciais são abordagem natural para mente e bem-estar

Os óleos essenciais têm ganhado cada vez mais destaque como uma alternativa natural para promover o bem-estar físico e mental. Extraídos de plantas, são utilizados ao longo da história por suas propriedades terapêuticas, e hoje em dia, encontram-se no centro de uma abordagem holística para a saúde.


A massoterapeuta Thais Moraes, 29 anos, explica que, assim que o cliente entra em contato com as essências dos óleos, o cérebro registra a sensação no corpo. Essa abordagem holística visa não apenas o relaxamento físico, mas também a promoção do bem-estar mental.


“Cada caso é um caso, então procuro proporcionar um atendimento humanizado e personalizado que vai além das técnicas tradicionais.”

Questionada sobre como os óleos essenciais podem potencializar os benefícios, a massoterapeuta exemplifica. “Para combater a ansiedade, normalmente recorro aos óleos de lavanda, conhecidos por suas propriedades calmantes. Aqueles que se sentem desanimados encontram alívio nos óleos de laranja, enquanto a dor muscular é tratada com o óleo de hortelã-pimenta.” Thais também destaca o óleo de manjericão para tonturas, embora alerte sobre sua contraindicação para pessoas com pressão alta, devido ao seu efeito estimulante.


Embora a variedade de óleos essenciais ofereça inúmeras possibilidades terapêuticas, a profissional enfatiza a importância de considerar as condições individuais de cada cliente. “De fato há contraindicações, mas tudo depende das condições específicas de cada pessoa.”

Thais oferece suas sessões por R$ 150, proporcionando uma hora de cuidado personalizado. “Eu gosto de entender o problema de cada cliente. Por exemplo, se alguém chegar com o ombro travado, preciso compreender e apresentar uma solução específica, utilizando ventosas para soltar a musculatura e aplicando óleo de hortelã-pimenta. Caso seja necessário, os clientes retornam para mais sessões.”

A título de curiosidade, as ventosas são dispositivos de vidro utilizados em terapias alternativas, como a ventosaterapia, que fazem parte de algumas técnicas de massagem.


ADEPTOS

A cabeleireira, Larissa Gomes Pereira, 26 anos, conta que desde que começou a incorporar óleos essenciais na sua rotina, seu bem-estar físico e emocional melhorou. “Lidar com ansiedade era uma constante em minha vida, mas a introdução do óleo de lavanda trouxe uma sensação de calma e equilíbrio que eu nunca tive.”

Dores no pulso por conta do movimento repetitivo com o secador, também incomodavam Larissa. “A combinação de massagem terapêutica com óleo de breu branco trouxe um alívio imediato também. Em suma, os óleos essenciais agora são indispensáveis na minha vida.”

ALGUNS ÓLEOS
• Lavanda, alecrim, menta, ylang ylang, salvia esclaréia e erva doce: reduz o estresse e promove o relaxamento.
• Eucalipto e menta: alivia o congestionamento nasal.
• Lavanda, alecrim, priprioca, copaíba, breu branco, erva doce e hortelã-pimenta: promove relaxamento e alivia tensão muscular.

Gostou da publicação? Compartilhe nas suas redes sociais!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Contato