O novo Programa Prontos pro Mundo, do Governo do Estado de São Paulo, que levará 500 estudantes a cinco países para intercâmbio, selecionou nove alunos da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ). A lista de classificados foi divulgada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) nesta quinta-feira (12). O Prontos pro Mundo é o maior programa público de intercâmbio já realizado no Brasil, com oferta, a estudantes de escolas da rede estadual, de três meses de high school (Ensino Médio) em países de língua inglesa de forma 100% gratuita.
Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), matrícula na escola, material didático, hospedagem, aulas, traslados no Brasil e no exterior e passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também verbas para custos que antecedem a viagem e uma bolsa intercâmbio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior. Esta é a primeira vez que alunos da rede estadual paulista são beneficiados com intercâmbio internacional.
A lista com os 500 estudantes selecionados para a viagem internacional a países de língua inglesa pode ser conferida no portal do Prontos pro Mundo. Conforme previsto no edital do Prontos pro Mundo, há prazo para recurso.
Dos 500 estudantes de todo o estado, nove são da RMJ e estão em duas das listas de classificados, a geral e a por municípios.
Classificação por município:
- 22º Lais de Carvalho Poltronieri – Cabreúva (EE VITORIO TOGNI CAPITAO)
- 40º Yasmin da Silva Bento – Jundiaí (EE MARIA JOSE MAIA DE TOLEDO PROFA)
- 68º Pablo Roberto Zanoto – Várzea Paulista (EE MITIHARU TANAKA)
- 115º Guilherme Moreira Fernandes – Louveira (EE ODILON LEITE FERRAZ)
- 173º Kaio Henrique Silva Viana – Itupeva (EE JOSE POLLI)
- 191º Júlia Pereira Giollo – Campo Limpo Paulista (EE VICTOR GERALDO SIMONSEN)
- 248º Jéssica dos Santos Carneiro – Jarinu (EE ORLANDO MAURICIO ZAMBOTTO)
Classificação geral:
- 12º Vinícius Ferreira da Costa – Jundiaí (EE ALBERTINA FORTAREL PROFESSORA)
- 82º Eduardo Silva Feitoza – Cabreúva (EE VITORIO TOGNI CAPITAO)
Embarque
São cinco destinos previstos: Austrália, Canadá, Grã-Bretanha, Irlanda e Nova Zelândia. Durante o período, os estudantes serão matriculados em escolas de Ensino Médio (high school) locais e ficarão hospedados em casas de família. A expectativa é que o embarque da primeira turma seja no início do ano de 2025.
Uma nova seleção será feita ainda este ano para outras 500 vagas do programa, com embarque previsto para o segundo semestre de 2025. A seleção será composta por etapas de provas e as outras regras estabelecidas por edital.