Choques térmicos no calor podem fragilizar o organismo

Você já teve a sensação de “congelar” o cérebro ao consumir bebidas ou alimentos muito gelados em dias quentes? Ou teve algum mal-estar ao sair de um lugar com ar-condicionado também em dias bastante quentes? Esses choques térmicos podem fragilizar o organismo e devem ser evitados, mesmo quando a tentação de se refescar no calorão é grande.

Pneumologia do Hospital São Vicente (HSV), Eduardo Leme diz que, nos dias mais quentes, alguns refrescos podem causar problemas à imunidade. “Beber uma bebida muito gelada em um dia de calor excessivo pode trazer uma sensação imediata de alívio, mas também apresenta alguns riscos e limitações no que diz respeito à regulação da temperatura corporal.”

“A ação pode causar um ‘choque térmico’ ao corpo, especialmente no trato digestivo, o que pode provocar dor ou desconforto, irritar a garganta e, em alguns casos, enfraquecer temporariamente as defesas locais, tornando a pessoa mais suscetível a infecções ou inflamações. Também pode causar mal-estar geral e dor de cabeça aguda, pelo súbito resfriamento dos nervos na boca e garganta, o que também afeta os vasos sanguíneos do cérebro”, lembra.

A temperatura já tem oscilado constantemente e, sobre o que seria melhor para este período, a fim de não submeter o corpo a extremos, o pneumologista diz que é melhor não haver excesso. “O mais adequado é beber água em temperatura ambiente ou levemente fresca; ingerir frutas ricas em água, como melancia e laranja; se manter em ambientes ventilados e com sombra.”

Além de bebidas, aparelhos podem causar esse choque. “Evitar usar ar-condicionado em temperaturas muito frias, para que o impacto da temperatura externa seja a menor possível. Tentar manter o ambiente com uma temperatura confortável e constante”, lembra.

Saúde

Eduardo diz que algumas medidas são importantes para aliviar o desconforto gerado pela onda de calor. “A população pode seguir algumas recomendações, como evitar atividades físicas intensas em ambientes expostos diretamente ao sol, principalmente entre às 10h e 16h; aplicar o protetor solar, usar roupas leves, incluindo acessórios como óculos de sol, boné e chapéu; manter uma alimentação leve e o corpo hidratado.”

O médico reitera que a hidratação constante o estilo de vida saudável é aliado nestas situações. “Comer alimentos leves e ricos em nutrientes pode ajudar o corpo a lidar melhor com as variações de temperatura. Alimentos ricos em água, como frutas e vegetais, são especialmente úteis em dias quentes. Também praticar exercícios moderados, já que a prática de atividades físicas ajuda a regular a temperatura corporal.”

Gostou da publicação? Compartilhe nas suas redes sociais!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Contato