Cardiologia do São Vicente apresenta caso raro em congresso

Há dois anos, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) dava início às atividades da enfermaria de cardiologia clínica. Referência na área, os especialistas se dedicam ao cuidado integral e direcionado de pacientes com doenças cardíacas, investigando, avaliando e tratando casos de diversas complexidades. A excelência do trabalho realizado pela equipe chamou atenção no ESC Congress 2024, o Congresso Europeu de Cardiologia, edição 2024. Realizado em Londres, na Inglaterra, entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, o evento reuniu especialistas de renome mundial para debater os avanços mais recentes na cardiologia. Durante o congresso, a equipe do HSV, representada pelos cardiologistas Dr. Gustavo André Boeing Boros e Dra. Laís de Oliveira Toledo, apresentou um caso raro registrado no hospital jundiaiense.

Dr. Gustavo durante apresentação no ESC Congress 2024

Investigação médica
“Uma paciente de 53 anos foi admitida na unidade com um quadro considerado típico, inicialmente suspeito de infarto do miocárdio. Contudo, durante o acompanhamento, identificamos que não se tratava de um infarto comum, mas de vasoespasmo coronariano, caracterizado por contrações involuntárias das artérias coronárias. Além disso, a paciente apresentava um quadro subjacente de cardiomiopatia hipertrófica (CMH), uma doença rara que até então não havia sido diagnosticada”, explicou o Dr. Gustavo.

A partir desse ponto, os especialistas seguiram o protocolo de MINOCA (Infarto do Miocárdio com Artérias Coronárias Não Obstruídas), uma condição especial em que, apesar das artérias parecerem normais, há problemas no fluxo sanguíneo para o coração. O diagnóstico foi confirmado por exames de cateterismo e ressonância magnética cardíaca. A paciente permaneceu hospitalizada por quatro dias, foi tratada com medicamentos e segue em acompanhamento ambulatorial, com recuperação bem-sucedida.

Destaque internacional
A condução do caso pela equipe foi amplamente elogiada no congresso. “Além de centralizar os casos com a criação da enfermaria, conseguimos oferecer um atendimento personalizado, agilizando os processos e reduzindo o tempo de internação. Todos os exames foram realizados no HSV, com apoio da ICON para ressonância magnética cardíaca. Avaliamos a paciente de maneira completa, e, por ser um caso interessante, submetemos para publicação. O ESC é o maior congresso de cardiologia do mundo. Desta forma, é uma grande satisfação levar o nome da Instituição para esse importante evento. Agradeço a todos os colegas da equipe, incluindo o Dr. Denis Tohizaku T. Hatanaka, que atua conosco na enfermaria, e o Dr. Lourenço Ligabó, que nos auxiliou na parte hemodinâmica”, concluiu o Dr. Gustavo.

Gostou da publicação? Compartilhe nas suas redes sociais!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Contato