Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família

A Prefeitura de Jundiaí prossegue com as vacinações contra a dengue e a Covid-19. O imunizante contra a dengue, para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, é aplicado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, de segunda a sexta-feira. O horário deve ser consultado em cada equipamento de saúde. Confira os endereços

O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas. Além de estar acompanhado de um responsável para receber a vacina, as crianças e/ou adolescentes devem apresentar a carteirinha de vacinação e um documento de identidade com CPF, e não ter sido diagnosticado com dengue nos últimos seis meses.

Vacinas previnem o agravamento de doenças. A orientação é que estejam sempre atualizadas

Já a vacina contra a Covid-19 é aplicada, seguindo o cronograma disponível no link: https://jundiai.sp.gov.br/coronavirus/calendario-de-vacinacao/. Não há necessidade de agendamento. Além das crianças de 6 meses a menores de 5 anos e das crianças de 5 anos a 11 anos que pertencem aos grupos prioritários, podem receber a dose as pessoas a partir de 12 anos que fazem parte do grupo prioritário. A lista do grupo contemplado também está no https://jundiai.sp.gov.br/coronavirus/calendario-de-vacinacao/.

Durante a semana, todos os serviços da Atenção Básica ainda realizam a vacinação de crianças, adolescentes e adultos com as doses previstas no Calendário Nacional de Imunização.

“É fundamental que a população esteja com a carteirinha atualizada. As vacinas previnem o agravamento das doenças e os óbitos. No caso da Covid-19, novamente, reforçamos o chamado para os idosos e as crianças — os mais vulneráveis. A cobertura vacinal está muito baixa. Também estamos com baixa procura pela vacina contra a dengue, que visa, no público contemplado, a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue”, ressalta a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), enfermeira Vivian Cesar Beteli.

Gostou da publicação? Compartilhe nas suas redes sociais!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Contato