Os alunos do CEMEB Jardim Vitória, no Monte Serrat, em Itupeva, presenciaram uma cena pouco comum. É que na última quinta-feira (21) eles receberam a visita inusitada de um macaco-prego.
Prontamente, as equipes da unidade escolar acionaram o Departamento de Fauna e Bem-estar Animal para realizar o resgate do macaco.
Ao chegar ao local, os agentes foram informados de que o animal já havia deixado a escola e se dirigido para uma área de mata próxima.
Cássia Ozelo, veterinária do Departamento, participou da ação. “Nós fizemos uma busca minuciosa no mato próximo à escola pois a nossa preocupação era que ele estivesse ferido. Logo depois, já o encontramos”, explicou Cássia.
Durante a tentativa de captura, o animal voltou para o interior da escola, atravessou o refeitório e subiu para o segundo andar. Com muito cuidado, a equipe conseguiu cercá-lo em uma sala de aula e transferi-lo com segurança para uma caixa de transporte.
O macaco-prego foi encaminhado para a Associação Mata Ciliar, localizada em Jundiaí. Graças a uma parceria estabelecida entre a Prefeitura de Itupeva e a instituição, animais silvestres resgatados, feridos ou debilitados recebem atendimento especializado, passam por um processo de reabilitação e são reintroduzidos em seu habitat natural.
O telefone 156 segue disponível para o registro de ocorrências que envolvam animais silvestres ou outras situações que demandem intervenção.