Arquivo

Em Jundiaí, fitoterápicos e plantas medicinais auxiliam na promoção da saúde

O uso de medicamentos fitoterápicos tem crescido cada vez mais no País, devido aos benefícios no tratamento de diversas doenças. Em Jundiaí, em três meses, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) fez a distribuição de 75.637 comprimidos de Valeriana officinalis, conhecida somente como Valeriana e, desde setembro, 15.516 cápsulas de Maytenus (Espinheira Santa).

Os dois primeiros fitoterápico da Relação Municipal de Medicamentos (Remume) estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A escolha da Comissão de Farmácia e Terapêutica da Prefeitura por eles se deu por serem plantas de uso tradicional, ou seja, bem conhecidas pela população. A Valeriana, distribuída desde junho, atua no Sistema Nervoso Central (SNC) exercendo um leve efeito calmante, além de auxiliar na regularização dos distúrbios do sono. Já a Espinheira Santa, disponibilizada a partir de setembro, tem efeitos protetores e cicatrizantes no sistema gástrico, promovendo alívio direto em sintomas gastrintestinais e má digestão.

O uso das plantas medicinais faz parte da cultura brasileira

“Os fitoterápicos são medicamentos feitos com plantas medicinais, que passam pelo processo de industrialização, com padronização da quantidade dos compostos e da dosagem. São seguros e possuem eficácia comprovada. Além disso, refletem a nossa cultura, tradição e história. Parte da população já utilizou, principalmente, em chás, tendo aprendido com os pais os ou avós”, explica a coordenadora da Assistência Farmacêutica da UGPS, Ana Cláudia J. Rodrigues.

Assim como os demais medicamentos, a prescrição dos fitoterápicos é efetuada pelo médico da Rede de Atenção à Saúde e a dispensação ocorre somente mediante a apresentação de receita médica.

Sete serviços de saúde já possuem Jardim Terapêutico

Jardins Terapêuticos
Além do uso dos fitoterápicos, Jundiaí realiza a implantação de Jardins Terapêuticos nos equipamentos da Atenção Básica. Atualmente, sete serviços contam com esse incremento, que é mais uma prática complementar voltada à promoção da saúde. Neles estão plantas como Capim-cidrão, Melissa, Hortelã, Carqueja, Bálsamo, Boldo, Poejo, Alecrim, Lavanda, que auxiliam no cuidado integral.

“São espaços importantes que, mais do que ofertar as plantas, são utilizados para promovemos a troca de conhecimento entre o cientifico e o popular. Rotineiramente, ao redor dos jardins, fazemos oficinas para ensinar a maneira correta de utilização a fim de obter o efeito desejado para a saúde”, enfatiza Ana Cláudia.

“Essa é mais uma oferta importante da nossa rede, que veio para a somar com as Práticas Complementares Integrativas (PICs), como a auriculoterapia, o alongamento, o artesanato e o Lian Gong, entre tantas outras, que trazem cuidado integral, auxiliando na recuperação e promoção da saúde dos usuários”, acrescenta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Autora jundiaiense lança livro sobre vida na Ucrânia

Paula Pereira, jornalista e escritora natural de Jundiaí, São Paulo, lança seu primeiro livro de crônicas, “Era pra ser um ano sabático”, um relato pessoal e emocionante de sua vida em Odessa, Ucrânia, antes e após o início da invasão russa em fevereiro de 2022.

Publicado pela Editora Labrador, o livro será lançado em 7 de dezembro em um evento que acontece às 17h na Livraria Leitura do Maxi Shopping Jundiaí e também de forma digital, pela Amazon.

Em 2020, Paula mudou-se para a Ucrânia, onde passou boa parte do tempo durante o conflito. Entre idas e vindas para o Brasil, ela manteve uma rotina dividida entre a vida em Odessa e visitas ao seu país de origem para rever a mãe, amigos e tratar de questões pessoais. Nas crônicas, ela aborda de forma íntima e direta a ansiedade, uma condição com a qual lida desde antes da guerra, mas que se intensificou com o início da invasão russa. O prefácio do livro foi escrito por seu psicólogo, Guga Menga, que a acompanhou ao longo de seu tratamento.

“Era pra ser um ano sabático” captura a complexidade de viver em meio a uma guerra, sem deixar de lado os momentos de afeto, esperança e resiliência. Cada crônica é um fragmento da vida de Paula na Ucrânia, oferecendo um olhar sincero sobre as adversidades cotidianas e as emoções profundas que atravessam sua jornada.

Sinopse:
“Era pra ser um ano sabático” é um relato íntimo e corajoso de Paula Pereira, uma brasileira que encontrou seu novo lar em Odessa, na Ucrânia, antes da investida russa contra o país em fevereiro de 2022. Escrito com a sinceridade de quem enfrenta os dias com uma ansiedade palpável, cada crônica é um fragmento de uma jornada marcada tanto pela beleza quanto pela brutalidade. Os textos transitam entre os momentos de ternura compartilhados com seu marido Sergei e a luta para manter a normalidade em meio ao caos. Uma obra que cativa, comove e inspira, oferecendo uma perspectiva única sobre o amor, a guerra e a incessante busca por paz e significado em meio ao turbilhão da vida.

Sobre a autora
Paula Pereira é natural de Jundiaí, São Paulo, é jornalista e mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp. No blog “Vida em Prosa”, ela narra suas experiências de vida de forma leve e divertida. Neste seu primeiro livro de crônicas, Paula compartilha os medos, as alegrias e as surpresas do período em que viveu na Ucrânia, antes e após o início da guerra em 2022.

Prefeitura age preventivamente para mitigar transtornos das chuvas

As chuvas cada vez mais intensas e volumosas, em um curto período, exigem ações assertivas e preventivas a fim de mitigar os estragos e proteger a população. Sendo assim, a administração executa, até março de 2025, a Operação Chuvas de Verão. A ação é coordenada pela Defesa Civil e conta com a participação de outras frentes do Poder Público e órgãos externos.

Segundo o comandante da Defesa Civil, João Osório Gimenez Germano, as ações iniciam ao término da Operação Estiagem – período crítico de seca que resultou em inúmeros focos de incêndio. “O planejamento tem dado resultado, uma vez que não registramos ocorrências graves, com vítimas, há muitos anos. No período, é feito o monitoramento, a atuação preventiva e as ações em casos de urgências e emergências em áreas de risco. São mais de 65 mil ações executadas”, ressalta.

Período crítico das chuvas demanda planejamento e ações preventivas

Além da Defesa Civil, a força tarefa é composta pelas Unidades de Gestão de Serviços Públicos (UGISP), Mobilidade e Transporte (UGMT) e Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) e CPFL Piratininga. Os técnicos de cada área realizam reuniões periódicas para traçar estratégias e monitorar as ações. “O foco é na prevenção. Por isso, realizamos limpezas e desassoreamento de rios, córregos, ampliação de canais de drenagem e bocas de logo. Além disso, o trabalho de poda de árvores é permanente. Estamos com equipes preparadas para sair às ruas caso sejam acionadas”, explica o gestor da UGISP, Eduardo Valença.

“Jundiaí tem, desde o início da gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado, atuado de maneira preventiva, com os planos de operação específicos para os períodos de seca e chuva, desenvolvidos pela Defesa Civil. Cuidar das pessoas demanda planejamento e assertividade na execução das ações”, explica o gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.

Havendo necessidade, a população pode contatar a Defesa Civil pelo número 4586-0666 ou 199. Para receber os alertas, basta mandar mensagem de texto SMS para o número 40199 informando o CEP.

Programa de incentivo econômico para produtores recebe inscrições até sexta (29)

Estão abertas até sexta-feira (29), as inscrições para o Programa Municipal de Apoio ao Agronegócio de Jundiaí (PROAJ), uma iniciativa promovida pela Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT). O programa tem como objetivo fortalecer a produção de uvas no município, oferecendo suporte financeiro aos agricultores locais e incentivando o desenvolvimento econômico no setor.

Para se candidatar ao PROAJ, os produtores de uva devem comprovar a produção da fruta em escala comercial em propriedades localizadas integral ou parcialmente em Jundiaí, garantindo que as áreas beneficiadas estejam na porção do município, além do recibo de entrega de embalagens de agrotóxico. O produtor rural que participar vai receber o benefício pago somente em áreas de produção de uva.

O apoio financeiro oferecido pelo PROAJ é de até R$ 3.000,00 por hectare em formato de rateio, com um limite máximo de 10 hectares por propriedade. Os documentos e as regras para a inscrição podem ser conferidos neste link, na Imprensa Oficial do Município (Edição 5548), páginas 83 e 84, de 06 de novembro de 2024.

Os interessados devem comparecer ao Paço Municipal, no 5º andar, Ala Norte, onde a UGAAT realiza o atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O agricultor que tiver dúvidas sobre o processo de inscrição ou os requisitos para participação pode entrar em contato com a equipe da UGAAT pelos telefones (11) 4589-8581 e (11) 4589-8872.

PROAJ recebe inscrições até sexta (29)

Várzea realiza campanha Dezembro Vermelho com exames à população

No dia 1º de dezembro, celebra-se o Dia Mundial da Luta contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), marcando o início da campanha Dezembro Vermelho. Em Várzea Paulista, a iniciativa terá como tema: “Amor e cuidado andam juntos. Previna-se contra o HIV”.

Diante disso, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Várzea Paulista, em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), oferecerá à população exames para HIV e sífilis, sem necessidade de agendamento, no período de 2 a 13 de dezembro.

Horários para testagem:

  • CTA: das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30 – Av. Eduardo de Castro, 65 – Centro;
  • UBS Jardim Promeca e USF Vila Real: das 8h às 17h30;
  • Demais UBSs: das 8h às 14h30.

Quais são as formas de prevenção?

A prevenção do HIV inclui diversas estratégias, como:

  • Uso de preservativos: O uso correto e consistente de preservativos é uma das formas mais eficazes de prevenção;
  • Testagem regular: Realizar testes periódicos, especialmente para pessoas com múltiplos parceiros sexuais ou que não usam preservativos regularmente;
  • Tratamento: Cuidado adequado e imediato para evitar complicações e a transmissão a outras pessoas;
  • Profilaxia Pré-Exposição (PrEP): Uso de medicamentos por pessoas com alto risco de contrair HIV para reduzir a probabilidade de infecção.

Atual governo apresenta situação econômica e reforça contas em dia

A terceira reunião de Transição de Governo, realizada esta segunda-feira (25), no Paço Municipal, teve pauta focada nos detalhes do Orçamento para o próximo ano, com destaque para a frustração da receita municipal em razão do cenário fiscal para os próximos anos, bem como os contratos de prestação de serviços da saúde.

Ainda no que envolve as finanças, de acordo com o atual governo, a proposta de Orçamento para 2025, formatada por corpo técnico da Prefeitura, considerou o equilíbrio das receitas e despesas. Na reunião, os gestores também enfatizaram que a queda da arrecadação não é apenas uma realidade de Jundiaí, mas de todos os municípios brasileiros que sofreram com perdas de repasses importantes da União e, na outra ponta, tiveram de ampliar a oferta dos serviços, especialmente na área de saúde.

Jundiaí terminará o ano com todas as contas em dia, bem como com o cumprimento dos contratos em andamento. Segundo o atual governo, à próxima gestão caberá manter atuação estratégica para defender os interesses do município. “A exemplo da saúde, o orçamento previsto para o ano de 2025 é de quase R$ 1 bi, 104% maior que o registrado em 2017, primeiro ano da gestão Luiz Fernando Machado”, destaca o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael.

Além entrega das respostas solicitadas ao documento apresentado, anteriormente, pela equipe do novo governo, outras pautas, como a educação e os preparativos para a Festa da Uva, também foram discutidas na reunião. “As informações estão sendo repassadas para que todos tomem conhecimento dos muitos avanços obtidos até agora, definam as prioridades para enfrentar os próximos desafios e garantam uma prestação de serviço público de qualidade. Importante frisar que não houve nenhuma redução de valores dos contratos atuais”, acrescenta Maryssael.

Nova reunião foi realizada nesta segunda-feira (25)

A transição é regida pela Lei Municipal 7.869 de 22 de junho de 2012. No site da Prefeitura de Jundiaí, é possível acompanhar as notícias e demais informações sobre os trabalhos. A reunião completa pode ser conferida clicando aqui. (link para o vídeo)

O grupo do atual governo é formado pelos gestores Gustavo Maryssael, José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Vasti Ferrari (Educação), Fernando Souza (Negócios Jurídicos e Cidadania), que foi representado pelo diretor Marcos Castro, Tiago Texera (Saúde), representado pela gestora adjunta Dayane Martins, Simone Zanotello, (Administração e Gestão de Pessoas), representada pela gestora adjunta Rosemary Simionato, e Evandro Biancarelli (DAE).

Já a equipe de transição de Gustavo Martinelli tem na coordenação Edney Benedito Sampaio Duarte Júnior (advogado), Abner Henrique Ferreira de Andrade (mercadólogo), Flávio Visnardi (economista), Gabriela Dayane Pires Nogueira (advogada e servidora pública), Luiz Fernando Camargo Petroni (economista), Márcia Pereira Dobarro Facci (médica), e Priscila Alves da Costa Silva (diretora de escola).