Arquivo

Região receberá mais 10 médicos pelo Mais Médicos neste ano

O Ministério da Saúde anunciou a expansão do Programa Mais Médicos neste ano, com a contratação de 2.279 profissionais no país, sendo 373 no Estado de São Paulo. Na Região Metropolitana de Jundiaí, seis municípios participam do programa e, desses, quatro cidades têm inscrições abertas para as novas contratações e receberão 10 novos médicos em 2025.

O novo edital de contratação representa o 41º ciclo do programa e, na RMJ, tem inscrições para médicos em Jundiaí (2 vagas), Cabreúva (3 vagas), Jarinu (3 vagas) e Várzea Paulista (2 vagas). No total, a RMJ passará a ter 72 profissionais atendendo em seis municípios. A distribuição é a seguinte:

Jundiaí tem 20 vagas ativas, sendo 17 já ocupadas, uma desocupada e duas novas vagas
Cabreúva tem 14 vagas ativas, sendo 11 já ocupadas e três novas vagas
Campo Limpo Paulista tem nove vagas ativas, sendo todas as nove ocupadas
Itupeva tem 10 vagas ativas, sendo nove ocupadas e uma em processo de ocupação
Jarinu tem cinco vagas ativas, sendo duas ocupadas e três novas vagas
Várzea Paulista tem 14 vagas ativas, sendo 12 ocupadas e duas novas vagas
Louveira não tem médicos pelo Programa Mais Médicos.

Panorama

O número de profissionais do Mais Médicos atendendo a população dobrou. Atualmente são 26 mil em atividade, enquanto em 2022 esse número era de 13,1 mil. Mais de 66 milhões de pessoas são beneficiadas pela iniciativa atualmente. Com o preenchimento das novas vagas no Brasil, serão mais de 28 mil profissionais atuando em todo o país. Esses profissionais atuam nas equipes de Saúde da Família que fazem o atendimento e o acompanhamento mais próximo da população e, quando necessário, encaminham para uma consulta com profissionais especializados.

Do total de cidades que vão receber médicos a partir do novo edital, com foco nas regiões de maior vulnerabilidade e áreas de difícil acesso, 1.296 municípios de todos os estados terão vagas imediatas e os outros 3.475 poderão manifestar interesse e ter ampliação de profissionais. Cento e cinquenta municípios paulistas terão contratações imediatas e 360 para cadastro reserva. A região da Amazônia Legal será contemplada com 473 vagas em 709 cidades.

Para aderir, gestores dos estados e municípios devem se inscrever por meio do sistema e-Gestor até o dia 24 de março, com resultado do edital previsto para 8 de abril. O novo edital do Ministério da Saúde também garante a promoção da igualdade étnico-racial. Estão previstas vagas afirmativas para médicos negros, quilombolas, indígenas e com deficiência.

Rompimento de adutora na avenida Pincinato gera caos nesta manhã

Na manhã desta terça-feira (18), o rompimento de uma adutora de água da DAE Jundiaí na avenida Antônio Pincinato causou grande transtorno a quem se deslocava. Tanto quem ia para o bairro Eloy Chaves quanto quem saía do bairro foi impactado. Segundo a DAE Jundiaí, uma equipe já está no local para realizar o reparo, mas ainda não há previsão de conclusão. Também não há, por ora, informações sobre interrupções no abastecimento de água.

O rompimento da adutora aconteceu no sentido Centro-bairro da via. Além do vazamento, com a força da água, o asfalto foi bastante danificado, o que vai exigir reparos amplos. A interdição da avenida começa na altura da rotatória em frente à Etec Benedito Storani (colégio agrícola). Por conta disso, motoristas que transitam em direção ao Eloy Chaves precisam retornar no local, o que gerou engarrafamento também, de quilômetros, no sentido bairro-Centro.

De acordo com a DAE Jundiaí, a empresa identificou, nesta terça-feira, um rompimento de adutora na avenida Antônio Pincinato. As equipes já se deslocaram até o local e trabalham para realizar o reparo. Até o momento, o fornecimento de água não foi afetado e o reservatório que abastece a região segue sendo abastecido. Para mais informações, os munícipes podem entrar em contato com a Central de Relacionamento da empresa pelo 0800 0133 155. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas.

Prefeitura de Jundiaí anuncia a construção de 132 moradias populares no Fazenda Grande

A Prefeitura de Jundiaí, através da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) assinou a construção de 132 novas unidades habitacionais no bairro Fazenda Grande. O empreendimento faz parte do programa federal “Minha Casa, Minha Vida” e contempla 48 moradias no Cravos III e 84 no Cravos IV. A iniciativa visa beneficiar famílias de baixa renda e reduzir o déficit habitacional no município.

Prefeito assina contrato para construção de moradia popular.

A empresa responsável pela obra estima que os trabalhos comecem em até 90 dias.

O prefeito Gustavo Martinelli destacou a importância da ação para a população. “São mais de 130 famílias que irão realizar o sonho de morar com dignidade. A moradia é uma promessa de governo, e os investimentos em habitação social são uma prioridade da gestão. Estamos trabalhando para proporcionar mais qualidade de vida para a população de Jundiaí”, afirmou.

Compromisso com a habitação e melhorias habitacionais
A Prefeitura de Jundiaí tem investido em diferentes frentes para atender à demanda habitacional do município. Além da construção das novas moradias, a cidade vem realizando regularizações fundiárias e reformas de imóveis, garantindo melhores condições de moradia para diversas famílias.

O superintendente da FUMAS, Jefferson Coimbra, ressaltou os avanços conquistados até o momento. “Já entregamos 73 matrículas de regularização fundiária em cinco regiões da cidade. Também estamos avançando com o projeto Viver Melhor, que já reformou 182 residências, sendo 21 só nos meses de janeiro e fevereiro. A reforma tira a insalubridade da casa, melhora a ventilação e insolação, tornando-a um ambiente digno para se viver”, explicou.

Com essas iniciativas, Jundiaí reafirma seu compromisso em garantir moradias dignas e seguras para sua população, promovendo inclusão social e qualidade de vida.

Frango ao Mole poblano

Mix de especiarias
Ingredientes:
2 colheres de sopa de amêndoas laminadas
1 colher de sopa de gergelim branco torrado
2 colheres de sopa de amendoim torrado
1 colher de copa de semente de abóbora sem casca
2 colheres de sopa de nozes
1 colher de sobremesa de semente de coentro
1 colher de sobremesa de cravo da índia em pó
2 colheres de sopa açúcar mascavo

Misture todos os ingredientes e bata no processador até formar uma farofa.

Mole
Ingredientes
2 colheres de sopa de azeite
1 frango inteiro a passarinho
1 cebola picada
4 unidades alho picado
½ xícara de chá de uvas passas pretas
½ unidade de pimenta jalapeño picada
1 unidade de pimenta dedo de moça
1 lata de tomate pelado
500 ml água
250 gramas de chocolate meio amargo
Sal a gosto

Em uma panela, doure os pedaços de frango no azeite.

Adicione então a cebola e o alho de deixe dourar também, após adicione as pimentas, a uva passa e o mix de especiarias. Assim que o aroma ficar potente adicionar o tomate pelado, a água e o chocolate.

Cozinhar em fogo brando, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.

Cozinhar até o frango estar macio, caso seja necessário adicione mais água.

Por fim desligue o fogo quando o frango estiver cozido e o molho espesso, ajuste o sal e sirva.

Prefeitura de Jundiaí fortalece monitoramento e eficiência em projetos

A Prefeitura de Jundiaí segue aprimorando a gestão dos projetos estratégicos para garantir entregas ágeis e eficientes à população. Como parte desse trabalho contínuo, o prefeito Gustavo Martinelli se reuniu com gestores municipais, diretores de planejamento e finanças de todas as unidades de gestão e gerentes de projetos para reforçar as diretrizes e alinhar prioridades.

Gustavo Martinelli realiza reunião com os gestores e diretores de planejamento e finanças

“Temos trabalhado com foco na execução eficiente dos projetos que impactam diretamente a vida das pessoas. Nosso compromisso é transformar planejamento em realidade e garantir que as melhorias cheguem à população de forma célere e transparente”, destacou o prefeito.

Os gerentes de projetos já vêm sendo acompanhados de perto pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), com metas e indicadores estabelecidos para monitorar a execução das ações. Além disso, a Prefeitura mantém uma estrutura de capacitação contínua por meio da Escola de Gestão Pública, garantindo que as equipes estejam sempre preparadas para otimizar a condução dos trabalhos.

Outro ponto essencial desse modelo de gestão é a atuação integrada entre os gerentes de projetos e os departamentos de convênios e parcerias. A estratégia visa a ampliação da captação de recursos estaduais e federais, além do fortalecimento de Parcerias Público-Privadas (PPPs), viabilizando investimentos em obras e serviços essenciais para a cidade.

A diretora de Parcerias Estratégicas, Lígia Von Zuben Foga, reforçou o potencial de Jundiaí para atrair investimentos e destacou a reformulação da Rede Jundiaí de Parcerias. “Estamos modernizando a estrutura de gestão para ampliar as oportunidades de desenvolvimento, garantindo mais eficiência e qualidade na prestação de serviços à população”, explicou.

Rodolfo Piovezan e Lígia Von Zuben Foga destacaram a importância do trabalho

Já o diretor de Planejamento e Governança, Rodolfo Piovezan, que coordena os convênios e parcerias, ressaltou a importância do alinhamento entre as unidades de gestão para viabilizar novos investimentos. “Estamos fortalecendo a captação de recursos, pleiteando emendas parlamentares e consolidando parcerias estratégicas para alavancar projetos fundamentais para a cidade”, finalizou.

Prefeitura de Várzea abre vagas para novas modalidades esportivas

A Unidade Gestora de Esporte e Cultura de Várzea Paulista está com inscrições abertas para novas modalidades esportivas. As aulas acontecerão no Espaço Cidadania e atenderão diferentes faixas etárias.

Os interessados poderão se inscrever para as seguintes atividades:

  • Jiu-Jitsu: segunda a sexta-feira, das 19h às 20h30. Disponível para crianças a partir de 6 anos, sem limite de idade.
  • Kung-Fu: segundas-feiras, das 19h45 às 20h45. Disponível para crianças a partir de 6 anos, sem limite de idade.
  • Ritmos: quintas-feiras, às 19h. Sem limite de idade.

As aulas de luta começaram dia 10 de março e as de ritmos terão início no dia 27 de março. Para se matricular, os interessados devem comparecer à Unidade Gestora de Esporte e Cultura, localizada na Avenida Ipiranga, nº 151, Centro de Várzea Paulista. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

No ato da inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência e uma foto 3×4.