Arquivo

Prefeitura de Jundiaí entrega 47 matrículas do Núcleo Residencial Água Doce – Fase 1

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Regularização Fundiária da FUMAS, entregou 47 matrículas do Núcleo Residencial Água Doce – Fase 1. O evento, realizado no auditório do Paço Municipal, contou com a presença do prefeito Gustavo Martinelli, do vice-prefeito Ricardo Benassi, do superintendente da FUMAS, Jeferson Coimbra, e de representantes da fundação.

As famílias receberam as matrículas individualizadas

A ação foi possível graças ao empenho da comunidade local, especialmente da moradora Márcia Insínia, que liderou a organização dos moradores e atendeu a todas as exigências legais necessárias para a regularização do loteamento. “Ainda não caiu minha ficha. Quando encabecei esse processo em 2017, após o falecimento da minha sogra, tudo isso era apenas um sonho. Hoje, isso representa o progresso, é literalmente o ‘RG’ da casa própria. Estou muito feliz”, relatou Márcia, emocionada.

Com a individualização das matrículas, os moradores ganham mais segurança jurídica, facilitando a venda e o financiamento dos imóveis. O prefeito destacou a importância da regularização para a cidade. “De agora em diante, os proprietários podem vender seus imóveis com mais facilidade e financiar as vendas através de instituições financeiras, entre outros benefícios. Vamos trabalhar para regularizar outros loteamentos. A união faz a força e nosso desafio é tornar Jundiaí uma cidade melhor para se viver.”

O vice-prefeito Ricardo Benassi também reforçou a importância da regularização fundiária: “Quando há a organização de todos e o empenho do Poder Público, as ações necessárias para atingir a regularização ficam mais fáceis. Estamos trabalhando para melhorar esse departamento, dando mais suporte e transparência à população”.

Márcia foi quem liderou o grupo para regularização.
Júlio agradeceu a todos, sonho realizado!

Júlio Emílio, um dos beneficiados expressou sua alegria ao receber a matrícula: “Minha fala hoje é de agradecimento! Estou feliz por receber essa matrícula que é direito das pessoas. Meu avô comprou esse terreno, depois passou para minha mãe, e foram mais de 35 anos esperando por isso, até que eu, hoje, estou tendo essa oportunidade”.

Regularização Fundiária

O diretor do Departamento de Regularização Fundiária, Clovis Pinhata Baptista, salienta da importância de ter um grupo unido para atender todas as exigências do processo e alerta sobre os riscos da compra de loteamentos irregulares. “A irregularidade dos loteamentos é um crime. As pessoas que adquirem lotes por preços inferiores aos do mercado não terão a documentação do terreno e nem contarão com infraestrutura”, explicou Clovis. Ele reforçou que a Prefeitura combate a implantação de loteamentos irregulares para garantir a qualidade de vida e o crescimento organizado da cidade.

O Departamento de Regularização Fundiários da UGPUMA disponibiliza no site da Prefeitura de Jundiaí um manual de procedimentos e as orientações necessárias para a cadastramento e análise das regularizações no município. Para mais informações, acesse: Manual de Procedimentos.

Prefeitura de Jundiaí reforça ações de segurança pública

O prefeito Gustavo Martinelli, acompanhado do gestor de Segurança Municipal, Guilherme Rigo, e do Comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, Cássio Nicola, realizou uma visita técnica aos bairros do Vianelo, Jardim Pitangueiras, Vila Argos e Vila Arens. Durante a agenda, foram ouvidas as principais demandas dos comerciantes e moradores, com foco na segurança e na mobilidade urbana da região.

O objetivo foi entender as principais demandas dos comerciantes e moradores

A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a segurança pública, promovendo o diálogo direto com a população e avaliando ações para aprimorar o patrulhamento comunitário. Os comerciantes destacaram a importância de medidas voltadas à segurança, além da necessidade de reforço na fiscalização do trânsito em pontos estratégicos.

Durante a visita, o prefeito também acompanhou as obras de melhoria no cruzamento da Rua Pitangueiras com a Avenida Odil Campos de Saes, que visam aumentar a fluidez viária e a segurança para pedestres e motoristas. “Nosso objetivo é intensificar o patrulhamento comunitário e promover uma Guarda Municipal ainda mais presente, garantindo mais tranquilidade para a população. Mesmo diante dos desafios orçamentários, estamos estruturando projetos estratégicos que serão implementados nos próximos meses”, afirmou o prefeito.

O Comandante da Guarda Municipal, Cássio Nicola, anunciou que, a partir do próximo mês, será iniciado um patrulhamento direcionado nos bairros do Vianelo, Vila Argos e Vila Arens, com reforço no policiamento ostensivo. “Já estamos organizando o remanejamento de viaturas, motocicletas e bicicletas para a região, além de fortalecer o trabalho conjunto com a equipe da Assistência Social para o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade”, explicou Nicola.

O Gestor de Segurança, Guilherme Rigo, destacou ainda que estão em andamento atualizações legislativas voltadas à ampliação da atuação da Guarda Municipal. “Estamos trabalhando para garantir mais autonomia à corporação e aprimorar os serviços prestados à população. Algumas demandas ainda esbarram em restrições legais, e a atualização da legislação permitirá maior eficiência nas operações”, finalizou.

Prefeitura de Jundiaí inicia reforma do Parque do Corrupira

Após mais de um ano fechado, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), iniciou a reforma do Parque do Trabalhador, também conhecido como Parque do Corrupira. Com uma área de mais de 240 mil m²,o espaço passará por uma série de melhorias para garantir segurança, acessibilidade e lazer de qualidade para a população.

Prefeitura inicia obras de melhorias do Parque Corrupira, em Jundiaí

Entre as principais intervenções estão a recuperação de equipamentos deteriorados, reformas dos banheiros, revitalização das áreas verdes, modernização da iluminação, reforma das quadras e dos parques infantis, reforma da quadra de areia, reforma no asfalto e demarcação das vagas, reforma do galpão de shows, além da criação de uma praça PET, que vai ficar na entrada e separada do parque, garantindo acesso aos moradores do bairro mesmo fora do horário de funcionamento do local.  

Área de esportes e banheiros do Parque do Corrupira serão reformados

“A reforma do Parque do Corrupira reforça o compromisso da Prefeitura com a preservação dos espaços públicos e o bem-estar da população. O local será revitalizado para que as famílias possam desfrutar de um ambiente mais agradável e repleto de opções de lazer”, destaca o gestor da UGISP, Marcos Galdino.

Educação ambiental:
Outra novidade será a implantação de um meliponário – espaço para a criação de abelhas sem ferrão – em parceria com a EMEB do bairro, incentivando a educação ambiental das crianças.

Espaço onde será implantado o meliponário, no Parque do Corrupira

Trenzinho
O tradicional trenzinho, uma das atrações mais queridas do parque, também voltará a funcionar, trazendo de volta a nostalgia e a diversão para visitantes de todas as idades.

Tradicional trenzinho do Parque do Corrupira será reformado

A previsão é de que as obras sejam concluídas nos próximos meses, garantindo que o parque volte a ser um dos principais pontos de lazer e contato com a natureza em Jundiaí.

Festa da Uva e Expo Vinhos já contabiliza 218 mil visitantes no Parque da Uva

Com a chegada do terceiro final de semana, a 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos atingiu a marca de 218 mil visitantes ao Parque da Uva, 28,5% a mais do que o número de pessoas para o mesmo período na edição passada. Somente entre os dias 07 e 09 de fevereiro, a Prefeitura contabilizou 90 mil visitantes na festa que é a “Paixão de Jundiaí”.

Ao longo dos últimos finais de semana, brasileiros de mais de 300 Municípios diferentes registraram-se como visitantes, representando todos os 26 estados e o Distrito Federal, além de visitantes de outros países.

“O sucesso e os recordes de público e vendas desta edição são resultado da valorização das produções agrícola e cultural do município, que tem uma marca muito forte no formato da Festa. Fica aqui o convite da Prefeitura para que quem já visitou e quem ainda não conseguiu visitar, que prestigiem este último final de semana de Festa, valorizando os produtores dos bairros rurais, os artistas locais, os artesãos, as entidades socioassistenciais e as organizações de bairros, que em tanto engrandecem o nome da Festa da Uva e Expo Vinhos, bem como o nome de Jundiaí”, comentou o prefeito Gustavo Martinelli.

CONFIRA AS FOTOS DO TERCEIRO FINAL DE SEMANA DA FESTA

Programação musical do evento concentra-se em cinco palcos temáticos

Durante o terceiro final de semana de Festa foram também vendidas 31,2 toneladas de frutas, totalizando nesta edição 78,5 toneladas – número mais de 28% maior que o acumulado de três finais de semana em 2024.

Entre os dias 07 e 09 de fevereiro, foram mais de 22 toneladas de uvas vendidas, 14,7 toneladas só de Uva Niagara Rosada de Jundiahy. Durante esta edição da Festa, já foram vendidas mais de 56 toneladas de uvas, mais de 2,7 mil litros de suco de uva e 2,5 mil potes de saladas de frutas, tudo isso somente comercializado na Vila das Frutas.

Já as somatórias das demais frutas mais vendidas, além das uvas, são: 5,2 toneladas de figos, 4,5 toneladas de goiabas, 3,7 toneladas de pitaias, sem contar as ameixas, maracujás e pêssegos.

As doações de alimentos não perecíveis feitas pelos visitantes como ingresso solidário neste terceiro final de semana chegaram a 1,3 tonelada – totalizando 3,7 toneladas nesta edição. As doações serão destinadas à montagem pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss) de cestas básicas e kits de alimentos para as famílias em vulnerabilidade do Município.

O valor dos leilões das frutas premiadas, realizados sempre aos domingos no Palco Interno – Uva Niagara Rosada de Jundiahy, contabilizou R$ 6.600 arrecadados no último domingo (09). Também destinados ao Funss, os leilões nos três finais de semana totalizam mais de R$ 20,3 mil. As frutas premiadas são escolhidas às sextas-feiras e ficam expostas na entrada principal do Pavilhão Bem-vindo, antes do receptivo da Vila dos Colonos.

Durante esta edição da Festa, já foram vendidas mais de 56 toneladas de uvas

Mais Festa
O último final de semana da 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos será nesta sexta-feira (14), das 18h às 22h; sábado (15), das 10h às 22h; e domingo (16), das 10h às 21h. O Parque da Uva fica na avenida Jundiaí, s/n – Anhangabaú.

Os detalhes e a programação da Festa podem ser conferidos em seu site oficial.

Paixão de Jundiaí: ambiente familiar e animado é uma das marcas da Festa da Uva e Expo Vinhos de Jundiaí

Orquestra abre a pré-temporada com concertos gratuitos na Sala Glória Rocha

Para abrir a pré-temporada 2025, a Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) realiza esta semana dois concertos gratuitos na Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro. O primeiro deles será nesta sexta-feira (14), às 16h, e outro no domingo (16), a partir das 18h.

“Para esta ‘pré-temporada’, escolhemos um programa leve e descontraído para combinar com o clima de verão e fim de férias. A Orquestra apresentará obras bem leves do repertório para cordas, além de alguns temas de filmes conhecidos de todos, num programa para toda a família”, comentou a regente, Claudia Feres, diretor artística da OMJ.

O programa dos concertos traz, entre as suas inúmeras surpresas, clássicos do Tango de Carlos Gardel e as inconfundíveis trilhas de filmes como Cinema Paradiso e das sagas Rocky Balboa e Piratas do Caribe. Tudo isso com as participações especiais de Abner Américo, na flauta, e Alisson Aragão, no trompete, solistas convidados da Orquestra.

Os concertos na Sala Glória Rocha serão nesta sexta-feira (14), às 16h, no domingo (16), a partir das 18h

Os ingressos gratuitos ficam disponíveis na véspera de cada espetáculo, a partir das 10h30, na bilheteria e totens eletrônicos do Centro das Artes e pela internet, por meio da plataforma Sympla, e a partir das 15h, na bilheteria e totens do Teatro Polytheama. Cada interessado pode retirar até dois ingressos.

O Centro das Artes fica na rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro.

Temporada 2025
Para a temporada 2025, a Orquestra promete, com o refinamento estético que lhe é peculiar, uma série de concertos com repertórios para orquestra de cordas. Além do palco do Teatro Polytheama, estão previstas apresentações em igrejas da cidade, concertos educacionais na Sala Gloria Rocha para estudantes da rede pública de ensino, apresentações de música popular com repertório nos bairros com a participação de artistas locais, além de levar a excelência artística de Jundiaí em concerto fora do Município.

Sala Glória Rocha e Fábrica das Infâncias Japy têm apresentações gratuitas no fim de semana

Além da programação gratuita para todos os públicos na 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) também preparou uma série de atrações gratuitas voltadas ao público infantojuvenil durante o final de semana.

Na Fábrica das Infâncias Japy (rua Lacerda Franco, 175 – vila Arens), estão programadas duas oficinas gratuitas, sempre a partir das 10h30. Neste sábado (08) tem Vem Brincar Comigo, em que Sueli Patelli propõe uma viagem interativa ao mundo das brincadeiras e jogos. Já no domingo (09) é a vez da oficina Tékhton e as formas do Universo, em que a Trupe Pling! de Circo propõe um quebra-cabeças com as diversas formas do universo.

Já na Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro), a Cia. Jovem de Dança faz duas apresentações neste sábado (08). Às 16h, tem Folia dos Bichos, espetáculo que mistura a alegria do Carnaval brasileiro com a uma celebração vibrante da diversidade, da descoberta e do crescimento. Já às 20h, também na Sala Glória Rocha, a Cia. apresenta um programa triplo, com “Suite Quebrakovsky”, “J’ai pensé” e “Aquilo que guardo”, coreografias voltadas ao público jovem e adulto.

“Folia dos Bichos”

E no domingo (09), quem sobe ao palco da Sala Glória Rocha é a Companhia de Teatro de Jundiaí, com a apresentação de R.I.P. – Uma história de amor. Com início às 19h, o espetáculo

Para os espetáculos na Sala Glória Rocha, os ingressos gratuitos podem ser retirados na bilheteria e totens eletrônicos do Centro das Artes ou pela internet, por meio da plataforma Sympla e na Agenda Cultural.

Mais corpos artísticos
A Cia. Jovem de Dança apresenta “Folia dos Bichos” e seu programa triplo de coreografias por mais duas semanas na Sala Glória Rocha, nos dias 15 e 22.

Já a Companhia de Teatro apresenta mais duas sessões, mas dos espetáculos “Robin Hood”. As apresentações são nas quintas-feiras – dias 13 e 20 -, a partir das 16h, na Sala Josette Feres do Centro das Artes.

“R.I.P. – Uma história de amor”

A Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) também preparou dois concertos gratuitos na Sala Glória Rocha, como abertura da pré-temporada 2025. O primeiro deles será nesta sexta-feira (14), às 16h, e outro no domingo (16), a partir das 18h.

Os detalhes da programação podem ser conferidos na Agenda Cultural.

Programação da Festa da Uva traz atrações e espaços dedicados à criançada