Arquivo

Workshops do Funss terão inscrições no dia 18

O Fundo Social de Solidariedade abre inscrições para os últimos workshops de gastronomia do ano. A pré-inscrição será na segunda-feira (18), às 12 horas. Para participar, o candidato deverá acessar o site https://fundosocial.jundiai.sp.gov.br/cursos/vagasabertas/, escolher o link referente à turma pretendida e preencher o Formulário Google.

As aulas serão realizadas na sede do Fundo Social, no endereço, Av. Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n – Portão 3 – Anexo ao Parque da Uva – Bairro Anhangabaú.

Confira a programação:

Workshop de doces práticos e lucrativos – Link de inscrição: https://forms.gle/rqyu7DdLxcc9bQFA6

Vagas: 20
Datas: 03 e 04/12/24
Aulas de 3ª e 4ª feira
2 aulas
Horário: 8h às 12h

Pré-requisito:
Ter, no mínimo, 16 anos completos

Workshop de tortas – Link de inscrição: https://forms.gle/qcJNWL6LuTG6soi48

Vagas: 20
Datas: 04 e 05/12/24
Aulas de 4ª e 5ª feira
2 aulas
Horário: 13h às 17h
Local: Fundo Social de Solidariedade – Av. Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n – Portão 3 – Anexo ao Parque da Uva – Bairro Anhangabaú

Pré-requisito:
Ter, no mínimo, 16 anos completos

Workshop de brigadeiro gourmet – Link de inscrição: https://forms.gle/5ZNFPQWxGrqf8tpc9

Vagas: 20
Datas: 05 e 06/12/24
Aulas de 5ª e 6ª feira
2 aulas
Horário: 8h às 12h
Local: Fundo Social de Solidariedade – Av. Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n – Portão 3 – Anexo ao Parque da Uva – Bairro Anhangabaú

Pré-requisito:
Ter, no mínimo, 16 anos completos

Workshop de risoto – Link de inscrição: https://forms.gle/eWYqMDCSnkAaQh4T8

Vagas: 20
Datas: 09 e 10/12/24
Aulas de 2ª e 3ª feira
2 aulas
Horário: 13h às 17h
Local: Fundo Social de Solidariedade – Av. Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n – Portão 3 – Anexo ao Parque da Uva – Bairro Anhangabaú

Pré-requisito:
Ter, no mínimo, 16 anos completos

Foto de brigadeiros
Inscrições para os workshops será na segunda-feira (18)

Contemplados e Lista de Espera

Os nomes dos selecionados serão divulgados na aba Notícias, do site da Prefeitura de Jundiaí e também no site do Fundo Social de Solidariedade e os contemplados receberão uma mensagem de WhatsApp para confirmação da matrícula

O contemplado que não responder à mensagem em até 24 horas terá a sua pré-inscrição cancelada. As fichas não contempladas estão, automaticamente, na lista de espera e poderão ser convocadas em caso de desistência.  

Informações pelos telefones (11) 4589-6319, 4589-6320, 4589-6322.

Itupeva padroniza atendimento a menores com direitos violados

A Prefeitura de Itupeva promoveu, na terça-feira (12), o 4º encontro da Rede Intersetorial para discutir e padronizar os fluxos de atendimento às crianças e adolescentes com direitos violados e vítimas de violência, bem como àqueles que se encontram sob medida protetiva em acolhimento institucional.

O evento teve como objetivo principal a construção de um fluxo de atendimento integrado e eficiente, garantindo proteção integral, prevenção de novas violações e acesso adequado aos serviços de suporte e atendimento no município.

O desenvolvimento de um fluxo padronizado e colaborativo visa garantir que todas as crianças e adolescentes com direitos violados em Itupeva recebam o atendimento necessário de forma eficaz e igualitária, reforçando o compromisso do município com a proteção e o cuidado das novas gerações.

O encontro contou com a presença de diversos representantes da Rede Intersetorial, incluindo as Secretarias de Desenvolvimento Social, de Educação e de Saúde, além do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida, Conselho Tutelar, CMDCA e Segurança Pública.

Estiveram presentes também o Dr. José Marchetti, Delegado de Polícia Civil de Itupeva; a Dra. Maria Helena Taranto, Delegada de Polícia Judiciária e integrante do Centro Integrado de Controle e Comando (CICC) SP Mulher; e o Comandante da Guarda Civil Municipal, Claudinei Xavier.

Jogos de quarta-feira e grupo único: FPF divulga detalhes da A4

A Federação Paulista de Futebol definiu, nesta quarta-feira (13), em congresso técnico realizado no Estádio do Pacaembu, o modelo de disputa e as datas de início da 4ª Divisão do Paulistão 2025. A competição, assim como nos anos anteriores, será formada por 16 equipes e disputada em turno único, em 15 rodadas, com enfrentamento entre todos os times. 

Os oito melhores da primeira fase se classificam ao mata-mata, que terá três fases: quartas de final, semifinal e final, com jogos em ida e volta, e em caso de igualdade nos placares, a equipe de melhor campanha leva vantagem.

Os dois finalistas conquistam o acesso para a Série A3 em 2026 e os dois últimos colocados caem para a 5ª Divisão.

Além do Paulista, os outros 15 times confirmados na Série A4 são: Araçatuba, Barretos, Colorado Caieiras, Inter de Bebedouro, Jabaquara, Joseense, Matonense, Nacional, Osasco Audax, Paulista, Penapolense, São Caetano, Grêmio São-Carlense, União Barbarense, Taquaritinga e Vocem de Assis.

A tabela completa com os jogos deve ser divulgada pela FPF na primeira semana de dezembro.

DATAS

O torneio começa em uma quarta-feira, dia 22 de janeiro, e a primeira fase termina em 23 de março. O mata-mata começa em 29 de março e a final será em 27 de abril. 

A principal novidade da Série A4 é a possibilidade de disputar a Copa Paulista no segundo semestre do ano. A competição é muito visada pelos clubes que disputam os estaduais, pois o campeão escolhe participar da Série D do Campeonato Brasileiro ou da Copa do Brasil na temporada seguinte, enquanto o vice fica com a vaga restante. 

Na temporada atual, todos os 16 times da Série A4 estavam aptos a disputar a Copa Paulista no segundo semestre deste ano. Para 2025, a FPF ainda vai publicar uma diretriz de quais serão as equipes com vaga na competição, porém, na prática, os clubes da Primeira Divisão (A1, A2, A3 e A4) podem disputar o torneio, com exceção dos que são rebaixados para a Bezinha.

Ao contrário do que aconteceu neste ano, o Paulista voltará a ter um calendário anual, já que disputará o estadual no primeiro semestre e a Copa Paulista no segundo. 

A Copa Paulista, inclusive, traz ótimas memórias ao torcedor do Paulista, que viu o time ser campeão em três edições: 1999, 2010 e 2011.

Outra mudança da Série A4 em relação à 5ª Divisão é a permissão de ter até cinco atletas acima dos 23 anos relacionados para as partidas.

Caravana de Natal da Coca-Cola passa por Jundiaí no dia 20

A Coca-Cola FEMSA Brasil inicia nesta quarta-feira (dia 13) o desfile da sua Caravana de Natal 2024. Até 23 de dezembro, 85 municípios, em 7 estados, receberão a atração e mais de 62 milhões de pessoas serão impactadas. Em Jundiaí, a passagem dos veículos natalinos acontece no dia 20 de novembro.

Para atender a mais localidades, serão utilizados dois comboios este ano. A primeira caravana, formada por três caminhões, inicia sua rota nesta quarta, em Chapecó (SC) e seguirá por 50 cidades até encerrar o seu trajeto em Ponta Grossa (PR). Já a segunda, composta por cinco veículos, parte das ruas de Campinas (SP), em 19 de novembro, e percorrerá 35 municípios até finalizar o a sua jornada em Curitiba e São José dos Pinhais (PR).

Com o mote “Desperte o Papai Noel que há em Você”, os veículos trazem diversas atrações, efeitos visuais e sensoriais. Outra novidade será a presença de uma orquestra com quatro integrantes (dois violinistas, um violoncelista e um trompetista), assim como conteúdos digitais sendo projetados em leds em formato de lata de Coca-Cola. 

“A iniciativa é uma atração muito esperada em todo o território Coca-Cola FEMSA Brasil, então, para este ano, fizemos a alteração para atender duas rotas simultaneamente, aumentando o número de localidades contempladas.  Estamos empolgados por poder levar a magia do Natal para ainda mais pessoas e dividir esse momento tão especial com nossos clientes, colaboradores e consumidores”, afirma Luciano Sá, gerente de Experience & Prestige Accounts da Coca-Cola FEMSA Brasil. 

Também não vai faltar a interação com a já tradicional presença do Papai e Mamãe Noel, que pelo segundo ano seguido realizam a rota, além de efeitos de fumaça e até um caminhão em full led, que trazem conteúdos digitais em homenagem às fabricas de Coca-Cola FEMSA Brasil e, outro, às famílias que se reúnem no Natal e celebram com a marca.
 
Visando a sustentabilidade, quem vai puxar essa caravana são os caminhões Meteor 28.480, Meteor 29.530 e Constellation 25.480, todos equipados com o que há de mais moderno no Brasil em termos de eficiência, conforto, tecnologia e segurança para garantir o menor impacto possível durante sua trajetória por todo o país e respaldada pela melhor rede de concessionários do país.

“Nossa parceria com a Coca-Cola FEMSA Brasil é vitoriosa e se estende ao longo de todo o ano e, com a caravana de Natal, levaremos os benefícios dessa aliança à toda a sociedade de uma forma diferenciada. No dia a dia, nossos caminhões garantem a entrega de seus produtos Brasil afora e agora essa mesma robustez e alta disponibilidade vão distribuir sonhos a todos que participarem desse evento”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A Caravana é uma atração gratuita e suas datas e percursos detalhados podem ser conferidos no site https://natal.coca-cola.com.br/. O trajeto está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Produtores podem se inscrever no Programa de Apoio ao Agronegócio

Estão abertas até o dia 29 de novembro de 2024 as inscrições para o Programa Municipal de Apoio ao Agronegócio de Jundiaí (PROAJ), uma iniciativa promovida pela Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT). O programa tem como objetivo fortalecer a produção de uvas no município, oferecendo suporte financeiro aos agricultores locais e incentivando o desenvolvimento econômico no setor.

Para se candidatar ao PROAJ, os produtores de uva devem comprovar a produção da fruta em escala comercial em propriedades localizadas integral ou parcialmente em Jundiaí, garantindo que as áreas beneficiadas estejam na porção do município, além do recibo de entrega de embalagens de agrotóxico. O produtor rural que participar vai receber o benefício pago somente em áreas de produção de uva.

Prefeitura de Jundiaí abre inscrições para o Programa Municipal de Apoio ao Agronegócio, voltado aos produtores de uva da cidade

O apoio financeiro oferecido pelo PROAJ é de até R$ 3.000,00 por hectare em formato de rateio, com um limite máximo de 10 hectares por propriedade. “Essa ajuda visa aliviar custos de produção, promover a competitividade dos agricultores locais e fomentar o crescimento da cultura da uva, que tem importância histórica e econômica para Jundiaí”, disse a diretora de Agronegócio, Isabel Harder.

De acordo com o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, a criação do PROAJ reforça o compromisso da Prefeitura em promover o agronegócio na região. “Hoje, a uva é a principal cultura da nossa cidade, por isso é tão importante fortalecer os produtores. E essa é mais uma política pública de fomento que mostra o quanto estamos comprometidos a aumentar cada vez mais os investimentos no agronegócio”, destacou.

Os documentos e as regras para a inscrição podem ser conferidos neste link, na Imprensa Oficial do Município (Edição 5548), páginas 83 e 84, de 06 de novembro de 2024. Os interessados devem comparecer ao Paço Municipal, no 5º andar, Ala Norte, onde a UGAAT realiza o atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O agricultor que tiver dúvidas sobre o processo de inscrição ou os requisitos para participação pode entrar em contato com a equipe da UGAAT pelos telefones (11) 4589-8581 e (11) 4589-8872.

Festival de Música de Jundiaí terá três dias de programação

O 3º Festival de Música de Jundiaí, realizado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), promete movimentar o setor cultural da cidade por três dias – 15, 16 e 17 novembro – com as apresentações das 30 composições selecionadas, dentre as 208 músicas inscritas neste ano, de 153 compositores.

Neste universo de composições, 190 foram canções e 23 músicas instrumentais. O festival recebeu composições de diferentes estilos musicais como Afoxé, Choro, Jazz, MPB, Rap, Funk, Infantil, Rock, Sertanejo entre outros.

Os músicos participantes são de 58 cidades brasileiras, como Ilhéus/BA, Niterói/RJ, Juiz de Fora/MG, Campinas/SP.

Para o diretor de Cultura, João Carlos de Luca, a proposta do festival foi alcançada. “O objetivo nas três edições sempre foi o de fomentar e fortalecer as relações entre a comunidade artística local e, ao mesmo tempo, proporcionar o intercâmbio com artistas de outros estados brasileiros, de diferentes sonoridades, gêneros, estilos e gerações, retratando assim a cena da música autoral na atualidade”, observou de Luca.

Espaço Expressa palco do Festival desde a primeira edição

O público poderá conferir as eliminatórias do festival nos dias 15 e 16 – sexta e sábado – a partir das 19h30, no Espaço Expressa, na Sala Santos – Jundiaí (avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Ponte Campinas), com entrada gratuita. A cada noite 15 músicas serão apresentadas. Das 30 selecionadas, 12 serão classificadas para a grande final, que acontecerá no domingo, dia 17, às 19h, no Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro), também com entrada gratuita.

Na primeira noite de eliminatória, dia 15, apresentam-se: Negrex (Campo Limpo Paulista/SP), Davi Amorim (Belém/PA), Matheus Audan (Jundiaí/SP), CV$ (Jundiaí/SP), Rodrigo Vasques (Jundiaí/SP), Tercio Sperandio & Banda (Jundiaí/SP), Guilherme Eddino (São Paulo/SP), Sai (Jundiaí/SP), CLP Jazz Orquestra (Campo Limpo Paulista/SP), Rafael Amarante (Jundiaí/SP), Adriano Brandini (Jundiaí/SP), Juliana Eva (Jundiaí/SP), Paulo Sergio Silva (Jundiaí/SP), Oiti Quarteto (Jundiaí/SP) e Selma Fernandes e Daniel Conti (São Paulo/SP).

No dia 16, apresentam-se: Cley Grupo (Campinas/SP), América Rocha (Campos dos Goytacazes/RJ), Regional Violão Brejeiro (São Paulo/SP), Well Figuerê (Belo Horizonte/MG), Marina Ebbecke (Jundiaí/SP), Julia Ferr & Demétrio Mussi (Jacareí/SP), Rafa Leme (Ribeirão Preto/SP), Kairo (Itapema/SC), Gabriela Capassi (São Paulo/SP), Mara Braga (Ubatuba/SP), Banda Lado Brasil (Nova Ponte/MG), Marjorie Mariano e José Eduardo Gil (Santos/SP), Dora Toiá (Fortaleza/CE), Seiferts (Pinhais/PR) e Ana Luiza e Thomas Howard (São Paulo/SP)

Mostra Paralela

O 3º Festival de Música de Jundiaí também contará com a Mostra Paralela, que reunirá no domingo (17), a partir das 16h, no Espaço Expressa, na Sala Santos – Jundiaí, com entrada gratuita, as 12 melhores composições de músicos de Jundiaí, mas que não se classificaram entre as 30 finalistas.

Estarão se apresentando ao público: Beert Avdr, Gabriel Cabeça, Este Lado Para Cima, Codeguina, Overdrive Luna, Banda Possessão Oui já, Alison Gabriel, Aranhas Amplificadas, WAS & M4i, Falcão Brk e 7 Faces.

Final e Premiação

Para a abertura da grande final do Festival de Música de Jundiaí, a Unidade de Gestão de Cultura programou a apresentação da Orquestra Sinfônica Musical de Jundiaí e do Coral Municipal de Jundiaí.

Das 12 finalistas, o festival premiará as três melhores composições – 5 mil para o primeiro lugar, 4 mil para o segundo lugar e 3 mil para o terceiro lugar.  Ainda serão contemplados a melhor música instrumental, a melhor música de Jundiaí e o melhor intérprete do festival, sendo oferecido para cada um 3 mil reais.