Black, o cachorro do Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), vai se aposentar. Sua última visita acontece na sexta-feira (31), às 14h, na Brinquedoteca do Hospital Universitário.
O cão Black é um labrador com 10 anos e pertence ao Canil da Guarda Municipal da Prefeitura de Jundiaí. Regularmente ele participa do cãoterapia, projeto que envolve o contato do cachorro com as crianças hospitalizadas, com objetivo de colaborar coma recuperação desta paciente.
E ele já tem até uma substituta: a Pantera, outro cão labrador da guarda que é treinado para interagir com as crianças.
Para a coordenadora da equipe de voluntariado do Hospital, Adriana Romera, essa atividade ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, melhorar o humor e o bem-estar geral do paciente, aumentando a motivação para se recuperar mais rápido.
A terapia com cães, também conhecida como “caoterapia”, é uma forma de terapia complementar que envolve a interação entre pacientes e cães treinados em hospitais. A terapia com cães é frequentemente usada em hospitais como uma forma de ajudar a melhorar o bem-estar emocional e psicológico dos pacientes, bem como para ajudar na recuperação física.
Os cães usados na caoterapia são geralmente treinados em habilidades específicas, como obedecer a comandos básicos, ser gentis e atenciosos com os pacientes, e ter uma natureza calma e tranquila. Eles são supervisionados por seus treinadores e são higienizados antes de cada sessão. No caso de Jundiaí, os cães pertencem a Guarda Municipal.
A cãoterapia é usada como uma forma complementar no tratamento para ajudar a melhorar o bem-estar emocional e psicológico dos pacientes.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí / Imagem: Divulgação