Apesar de feriados, promoções alavancam vendas

Neste ano, abril e o primeiro dia de maio trouxeram três feriados prolongados. Por conta disso, os comércios estão apostando em estratégias de descontos para impulsionar as vendas. Devido às promoções, queimas de estoque e ofertas, muitos estabelecimentos já registraram um aumento significativo.

As promoções foram a grande chave para esse crescimento. Segundo Daniel Sá, gerente de uma loja de roupas para bebês, na rua Barão de Jundiaí, as pessoas têm se sentido incentivadas a gastar por conta das ofertas, que estão cada vez mais atraentes, e pela oferta de parcelamento, que permite que mais pessoas comprem mesmo sem ter o dinheiro à vista.

“No feriado de Tiradentes, vendemos bem, mas foi no sábado que as vendas foram para quase 100%. Talvez porque na maioria das empresas, os dias foram ‘emendados’, então as pessoas passeiam mais no fim de semana”, comenta.

Com grande fluxo de clientes pela loja nos dias 21, 22 e 23, Daniel explica que usou o parcelamento em 10x sem juros, até mesmo para ajudar no cenário econômico. “É uma boa tática, porque o custo final do produto é o mesmo que o preço inicial, e isso oferece mais flexibilidade no pagamento para o cliente, além de ser uma maneira de aumentar o número de vendas.”

Nos dias de feriado, o setor de cosméticos geralmente registra um aumento significativo nas vendas. Isso pode ser explicado pelo fato de que as pessoas normalmente querem aproveitar o tempo livre para se cuidar e melhorar a aparência.

Alexandra Albino, gerente de uma loja de cosméticos na Barão de Jundiaí, revela que as vendas aumentaram de 5% a 7%.

“Os itens mais procurados foram maquiagens, produtos para cabelo, hidratantes e perfumes. Além disso, a grande variedade de produtos oferecidos na loja e a facilidade de acesso, influenciam diretamente o crescimento das vendas.” Para atrair ainda mais clientes, a gerente ofereceu um desconto especial de 30% em alguns produtos.

SINCOMÉRCIO E CDL

Segundo Edison Maltoni, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), os sindicatos sempre são a favor do trabalho, de que os empresários abram seus estabelecimentos e apostem em promoções.

“Nos feriados, os lojistas têm a opção de abrir ou não seu estabelecimento, seguindo as orientações da Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) e também o trabalho e o descanso dos comerciários. Cabe a cada um avaliar se o feriado específico tem a ver com o setor, se trata-se de uma data interessante para a abertura, como proximidade de datas comemorativas, se é válido apostar em alguma promoção especial para os consumidores”, afirma.

ACE

O presidente da Associação Comercial Empresarial (Ace), Mark William Ormenese, comenta que os feriados são positivos para os setores de turismo, atividades de lazer e gastronomia, mas às vezes, para o comércio de rua, são prejudiciais.

“Principalmente para os pequenos, já que nem todos conseguem abrir o estabelecimento. Qualquer dia parado impacta na redução das vendas e, consequentemente no caixa”, finaliza.

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