Jundiaí ganha Polo da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) inaugurou hoje (23), em Jundiaí, o segundo Polo Regional da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp fora da capital paulista. Trata-se de modelo inédito no interior, com infraestrutura para realizar também audiências de arbitragem.

A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp

O polo funcionará na diretoria regional do Ciesp Jundiaí e a inauguração contou com a presença da ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie Northfleet. O evento também foi prestigiado, por meio de um vídeo, pelo presidente da Câmara de Conciliação, Medicação e Arbitragem Ciesp/Fiesp, o também ex-ministro do STF Sydney Sanches.

Presidente do Ciesp, Rafael Cervone celebra a inauguração. “Nós estamos interiorizando nossa Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, que é uma das melhores do Brasil. Certamente é a câmara que tem os melhores árbitros e conselhos. É presidida pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Sydney Sanches, co-presidida pela ex-presidente do Supremo, Ellen Gracie, tem em seu conselho Kazuo Watanabe. São grandes nomes que, voluntariamente, fazem esse papel. É um patrimônio imenso.”

Cervone elogia a nova estrutura em Jundiaí e ressalta a importância da câmara. “A interiorização começou com Campinas e, agora, trazendo para Jundiaí, esse acesso a um processo de mediação, arbitragem e conciliação moderno, que reduz custos, certamente reduz o tempo dos processos na Justiça e dá muita segurança jurídica também.”

Ex-ministra e ex-presidente do STF, Ellen Gracie acredita que, em uma cidade industrializada como Jundiaí, a câmara seja de extrema importância. “Nem todas as questões podem ser resolvidas pelo Judiciário e, quando são resolvidas, de regra geral, elas demoram um pouco até a resolução. Pela mediação, são as próprias partes que constroem a solução, e elas têm muito melhores condições de construírem uma solução adequada do que uma terceira pessoa que não conhece ainda o litígio. Por isso é tão importante que haja um setor de mediação para atender essa demanda.”

Diretor titular do Ciesp Jundiaí, Marcelo Cereser evidencia a importância econômica da região. “Segundo a Rais, que é a Relação Anual de Informações Sociais do IBGE, de 2021, a região contava com 23.166 estabelecimentos, sendo as principais atividades o Comércio e a Indústria. Esses números impressionantes refletem o potencial econômico e dinamismo da nossa região, cuja população é de aproximadamente 1,1 milhão.”

O QUE SÃO

As Câmaras de Mediação e Arbitragem são instituições que permitem soluções extrajudiciais para conflitos, sem que seja necessário processo judicial. Elas funcionam como uma espécie de “justiça privada”, o que significa maior agilidade, privacidade e redução de gastos, visto que as disputas são resolvidas de forma mais rápida.

A Câmara Ciesp/Fiesp completou 28 anos ontem, dia 22. Em 2018, o primeiro Polo da Câmara foi implantado na regional do Ciesp de Campinas, porém com estrutura mais enxuta e capacidade apenas para as reuniões de mediação, sem poder realizar as audiências de arbitragem, como será possível em Jundiaí.

Ex-ministra do STF, Ellen Gracie destacou importância da Câmara

Gostou da publicação? Compartilhe nas suas redes sociais!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Contato