Enquanto os retalhos de tecido são transformados em pequenas flores, que juntas viram tapetes, caminhos de mesas e até bolsas, as usuárias da Nova Unidade Básica (UBS) Jundiaí Mirim conversam. O grupo chamado Roda de Fuxicos é uma das práticas integrativas ofertadas pelo equipamento de saúde, a partir do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Iniciados em janeiro, os encontros ocorrem duas vezes por mês, a partir das 8h, sendo abertos aos interessados. “É uma experiência que trouxemos para proporcionar qualidade de vida e saúde mental. Além da produção do artesanato, realizamos uma roda de conversa. É a oportunidade de as usuárias desenvolverem novas habilidades e de se socializarem, o que reflete na redução de problemas de saúde”, informa a terapeuta ocupacional do NASF Rita de Cássia Lima, que junta com a assistente social Iorrane Silva, conduz o grupo que atualmente conta com cerca de 10 mulheres.
A gerente do equipamento, Ana Isabel Salgado Rivière, também ressalta a importância da ação. “É fundamental esse cuidado que vai além do consultório. o Fuxico é um grupo de convivência, que amplia a rede social de apoio ao usuário e favorece o vínculo entre o paciente e o equipamento de saúde. Desta forma, atuamos na promoção da saúde”, destaca.
Quem participa, comprova os benefícios. “Pra mim é uma terapia. Eu tenho crise de ansiedade e estar na roda tem me feito muito bem. Faço os trabalhos na UBS e em casa, e isso ocupa a minha cabeça”, relata a dona de casa Elisete Chanchencow.
Rede
Em Jundiaí, em toda a rede de atenção primária são ofertados grupos de artesanato e de gestantes, meditação, auriculoterapia, fisioterapia, dança circular, Lian Gong, alongamento, entre outras atividades complementares. Para participar, basta o usuário procurar a unidade de referência para se informar sobre a programação.